REDE ARGENTINA, 21 fev — Os brasileiros imprimiram uma nova cara ao turismo de Bariloche nas últimas duas décadas e Bariloche finalmente decidiu chegar aos lares brasileiros com dois produtos que são as locomotivas das iguarias regionais da cidade de neve por excelência da Argentina, a framboesa e o chocolate artesanal.
Desde julho de 2023, os supermercados das principais cidades do Brasil receberam uma nova sobremesa que antes era consumida apenas na Argentina e agora está ao alcance de todos. Trata-se da Fra Nui, a framboesa congelada mergulhada no chocolate Rapa Nui, que segue a tradição da família Fenoglio, pioneira na fabricação de chocolate na Patagônia, especialmente em Bariloche.
«Estamos exportando para sete países, entre eles o Brasil, onde estamos registrando um grande crescimento», disse o CEO da Rapa Nui, Aldo Fenoglio, em entrevista à Rede Argentina.
A Rapa Nui conseguiu penetrar no público brasileiro porque custa a metade do preço de um pote de sorvete de 400 gramas, em um país onde a cultura do sorvete está longe da sofisticação.
E a sofisticação é a cara da framboesa, uma fruta muito exótica para o Brasil. A maior parte do cacau é brasileira, da Bahia.
«Esse produto – disse Aldo Fenoglio – foi criado pelo meu pai (Diego Fenoglio) há cerca de 13 anos. Ele tinha framboesas em casa, mergulhou-as no chocolate, provou e adorou. Só começamos a vendê-lo em Bariloche e depois o vendemos em nossas filiais em Buenos Aires e Cerro Catedral».
A empresa tem 15 lojas e entrega na Argentina Fra Nui pelo aplicativo de entrega.
«Na pandemia, percebemos que havia muita demanda pelo produto e, naquele momento, entendi que era hora de exportá-lo», disse o CEO, que pertence a uma família tradicional de Bariloche, cujo nome foi, por décadas, sinônimo de chocolate de qualidade na Patagônia argentina.
A perspectiva de exportação do produto é tal que a empresa abriu uma unidade de produção em Buenos Aires, destinada apenas ao mercado externo.
«É um produto muito especial porque é uma fruta, uma framboesa. A framboesa foi escolhida como a número 1 entre as frutas mais saudáveis. É uma superfruta com sucesso em todos os países».
A framboesa é cultivada em El Bolsón, uma comarca andina localizada 100 quilômetros ao sul de Bariloche. Aldo Fenoglio diz isso sem hesitar. «Elas são as melhores do mundo».
Aldo Fenoglio diz que o sucesso também se deve à Rapa Nui, nascida em 1996, que traz a tradição promovida por seu avô, um italiano de Torino que se estabeleceu em Bariloche após a Segunda Guerra Mundial e foi o principal pioneiro do chocolate em Bariloche.
Na Calle Mitre, 202, no centro de Bariloche, a Rapa Nui é um clássico brasileiro. Confeitaria, chocolate, padaria, cafeteria e até uma pista de patinação no gelo. «Os brasileiros adoram chocolate, são nossos clientes em Bariloche e agora os temos como clientes com a expansão das exportações para o Brasil», disse Fenoglio.