REDE ARGENTINA, 23 jan– Trevelin, uma cidade turística na provincia patagónica de Chubut e reconhecida pela OMT como uma das melhores do mundo, está posicionada como um local ideal para os entusiastas da pesca, com uma temporada que começou com uma taxa de ocupação de 70% e promete ser «boa».
Esse vilarejo remoto, localizado no «fim do mundo», longe da poluição, cercado por uma natureza exuberante, águas cristalinas e uma convivência entre a cultura dos inmigrantes galeses e as comunidades nativas, oferece um ponto de partida ideal para explorar uma variedade de cenários de pesca exclusivos.
De acordo com o departamento de turismo de Trevelin, entre 800 e 1.000 visitantes estrangeiros chegaram até agora em janeiro, dos quais 10% eram estadunidenses , com base em registros do escritório de informações e acomodações em alojamentos de pesca, onde eles ficam por até duas semanas dedicadas exclusivamente à pesca.
A menos de 20 quilômetros de Trevelin está o Parque Nacional Los Alerces, Patrimônio Mundial da Unesco, que se destaca por seu emblemático Rio Rivadavia, com menos de 10 quilômetros de extensão, cercado por floresta nativa, águas limpas e uma variedade de espécies de peixes, incluindo salmão.
O Parque Nacional Los Alerces é a área de pesca mais atraente, com sua cadeia de lagos e rios, floresta andina patagônica, geleiras e montanhas, que formam a imagem da Patagônia, segundo as autoridades locais.
Outro ambiente popular para a pescaria é a estepe patagônica, com uma paisagem mais seca e desértica, com localidades como Tecka, com seu córrego Pescado e as cabeceiras do Corcovado, onde o salmão do Pacífico pode ser encontrado, ou o Río Pico, a nascente de vários rios.
Embora a temporada de pesca na província de Chubut vá de novembro a abril, Trevelin tem a vantagem de ter pontos de pesca próximos que ficam abertos o ano todo, como os lagos Rosario e Futalaufquen, ou as lagoas Terraplén e La Zeta, onde é possível pescar trutas fontinalis, marrons e arco-íris.
Trevelin tem seis cabanas de pesca, localizadas em meio à natureza, e conta com mais de 40 guias de pesca profissionais, que se encarregam de garantir o sucesso de um dia de pesca e de acessar lugares que somente os habitantes locais conhecem, e oferece excursões de um dia inteiro, com pesca na costa ou passeios de barco.
O aeroporto mais próximo do Trevelin é o Aeroporto de Esquel (EQS), a 32,3 km de distância.