REDE ARGENTINA , 18 jan – Há vários anos, no início de fevereiro, o bairro portenho de Belgrano é inundado por cobras, dragões e outros animais fantásticos que tomam conta das ruas para celebrar a chegada do Ano Novo Chinês.
A chegada do Ano Novo Lunar – que este ano será consagrado ao «Dragão de Madeira» – permitirá aos visitantes deste bairro do norte da Cidade de Buenos Aires desfrutar das tradicionais danças do dragão e do leão, bem como de espectáculos de ópera chinesa, exposições de tai chi e caligrafia, entre outras propostas virtuais e presenciais.
O Ano Novo Chinês (4.722 segundo o calendário) é uma jornada que começa uma semana antes e continua uma semana depois de 10 de fevereiro.
As celebrações massivas têm lugar no bairro de Belgrano, que por sua vez contém o «Barrio Chino» (foto), uma dúzia de ruas onde se pode aceder a de restaurantes que oferecem comida desse país, bem como de todo o Sudeste Asiático.
Desde 2019, o calendário de actividades é designado por «Rota do Ano Novo Chinês» – neste caso, 2024 – e subdivide-se em «12 estações», uma para cada animal do zodíaco e para cada espetáculo a realizar.
No dia 4 de fevereiro, a «estação do boi» levará ao bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, uma nova edição da competição de barcos-dragão, que decorrerá das 12h00 às 18h00 na Doca 1.
Na noite de 9 de fevereiro, a «estação da cabra», o tradicional Obelisco de Buenos Aires, será tingida de vermelho, a cor da fortuna, na véspera do Ano Novo Chinês e para acolher o «Dragon Bus» que partirá do Gran Barrio Chino, em Belgrano, para a Plaza de la República.
No dia 10 de fevereiro, entre as 12:00 e as 20:00, a «estação do dragão» fará uma chamada do Gran Barrio Chino para participar no espetáculo desta cultura milenar, começando com a Dança do Dragão, caligrafia chinesa, música tocada com instrumentos tradicionais e danças típicas.
Por outro lado, como todos os anos, a Cidade de Buenos Aires realizará a sua própria celebração do Ano Novo Chinês na Plaza Parques Nacionales, localizada na Avenida Figueroa Alcorta, entre Sucre e Echeverría.
De acordo com a mitologia e a astrologia chinesas, em 2024 o ano do dragão de madeira começará a 10 de fevereiro e terminará a 28 de janeiro de 2025. O dragão é um ícone de liderança e tenacidade; simboliza também a nobreza, a honra, o poder, a sorte e o sucesso.