REDE ARGENTINA, 26 dez – O Bebop Club apresenta a segunda edição de Summertime 2024, festival de verão de jazz, blues e ritmos afro-americanos, uma oportunidade única para curtir grandes figuras nacionais e internacionais do gênero durante o mês de janeiro neste clássico local de Buenos Aires.
A abertura do festival, em 2 de janeiro, será feita pelo vibrafonista francês Simón Moullier, juntamente com o saxofonista local Mariano Loiácono e sua banda. A oferta para os dias seguintes inclui shows mais clássicos, como versões de Miles Davis, ou a união de Ella Fitzgerald com Louis Armstrong, ou BillieHoliday, interpretados por artistas locais.
Em 5 de janeiro, é a vez do guitarrista estadunidense Stephen Hull, que promete trazer o melhor do blues de Chicago e suas novas tendências, no qual se espera que ele faça um «tributo» especial ao seu ídolo Albert King, que completaria 100 anos em 2023.
Um dia depois, dois argentinos de renome, o pianista Hernán Jacinto e o baixista Daniel Maza, se juntarão a uma fusão de jazz, música latina e afro-brasileira.
Nos dias 12 e 13 de janeiro, será a vez de Benito González (foto), duas vezes indicado ao Grammy Awards e vencedor do Great America Jazz Piano Competition de 2005.
Esta é a oportunidade de ouvir este músico nascido na Venezuela que foi homenageado em 2020 como artista da Steinway & Sons por «seu som, que é reconhecível pela poderosa seção rítmica e padrões afro-latinos que ele prioriza em todos os seus projetos», de acordo com os especialistas que lhe entregaram o prêmio.
Em 27 de janeiro, haverá tempo para revisitar a longa carreira de Tina Turner, desde seu início no gospel, passando pelo rhythm and blues, até o pop/rock na voz da cantora americana Joanna Maddox.
A mostra se encerra no dia 28 com «Cássia es Brasil a flor de piel: Un paseo intensamente delicado por el sentimiento de un pueblo feliz». Um passeio por diferentes compositores contemporâneos da MPB por Leandro Marquesano, piano; Frido Ter Beek, saxofone; Agustin Marquesano, baixo; Fabián Miodownik, bateria; e Conce Soares, percussão.