REDE ARGENTINA, 25 NOV — Sete restaurantes argentinos foram premiados com estrelas Michelin, quatro em Mendoza e três em Buenos Aires, um deles com duas estrelas.
A surpresa foi o restaurante Aramburu, do chef Gonzalo Aramburu, que recebeu duas estrelas. «Este é um sonho que se tornou realidade graças ao trabalho árduo de todos os dias», disse emocionado o criador desse restaurante clássico de Buenos Aires, durante a cerimônia realizada na sexta-feira no Arenas Studios, no bairro de La Boca.
Os restaurantes distinguidos com uma estrela Michelin foram:
– Don Julio (Guatemala 4699, Palermo, Buenos Aires). Restaurante de grelhados e assados em Buenos Aires, com cardápio do chef Guido Tassi.
– Trescha (Murillo 725, Villa Crespo, Buenos Aires). Menu degustação de 15 etapas do jovem chef Tomás Treschanski.
– Azafrán (Avenida Sarmiento 765, Mendoza). Menus de degustação regionais do chef Sebastián Weigandt.
– Brindillas (Luján de Cuyo, Mendoza) Menus de degustação baseados em produtos locais com alguns toques internacionais do chef Mariano Gallego.
– Casa Vigil (Maipú, Mendoza). O chef Iván Azar oferece cardápios contemporâneos que exaltam os produtos sazonais da região.
– Zonda Cocina de Paisaje (Mayor Drummond, Mendoza). O chef Augusto García oferece 4 opções de cardápio com os melhores ingredientes locais.
O único restaurante da Argentina distinguido como o primeiro e único a obter duas estrelas Michelin foi o Aramburu Relais & Châteaux (Pasaje del Correo, Vicente López 1661. Recoleta, Buenos Aires).
Gonzalo Aramburu (foto) já havia obtido outro importante reconhecimento: tornou-se o primeiro chef de um restaurante argentino a entrar na lista The Best Chef, que elege os 100 melhores chefs do mundo.
O que é o Guia Michelin e como ele funciona?
Mais de 40 destinos em três continentes (Europa, América e Ásia) estão listados no Guia Michelin. Ele foi criado em 1900 pela empresa de pneus homônima com o objetivo de orientar viajantes internacionais e amantes da culinária local sobre os melhores restaurantes e é considerado uma das maiores autoridades mundiais no assunto.
A estrita confidencialidade com que os restaurantes são selecionados é um grande valor agregado. Seus inspetores fazem visitas anônimas aos locais gastronômicos nas cidades onde o guia está presente.
Outros 57 restaurantes recomendados pelo Guia
Além dos estabelecimentos premiados com uma ou mais Estrelas Michelin ou Bib Gourmand, os inspetores selecionaram e recomendaram 57 outros restaurantes (42 em Buenos Aires e 15 em Mendoza).
Embora os pratos locais, tradicionais, de carne e grelhados estejam bem representados nessa seleção (incluindo Abrasado, Fogón Cocina de Viñedo, Quimera Bistró e Renacer em Mendoza; Benedetta, Duhau Restaurant & Vinoteca, El Preferido de Palermo e La Carnicería em Buenos Aires), os amantes da gastronomia que procuram cozinhas mais internacionais podem desfrutar dos sabores asiáticos (Niño Gordo) em Buenos Aires, Mediterrâneo (Basa), japonês (Buri Omakase, Kn Corner, Uni Omakase), israelense (Mishiguene), coreano (Na Num), italiano (La Alacena Trattoria, Raggio Osteria, Sottovoce) e escandinavo (Sál).
Em Buenos Aires, o Chuí, o Gioia Cocina Botánica, o Marti e o Sacro oferecem excelente culinária vegetariana.