REDE ARGENTINA , 15 nov — Domaine Bousquet, de Mendoza, foi premiada com o «Trophy – Best of the Best» na categoria «Red Wine Producer 2023» pela International Wine and Spirit Competition (IWSC), tornando-se a primeira vinícola argentina a vencer a categoria de Melhor Produtor de Vinho Tinto desde a criação da competição, em 1969.
«Esse prêmio representa um imenso orgulho e é um reconhecimento da dedicação e do esforço que investimos por mais de 25 anos. Estamos entre as melhores vinícolas do setor, estabelecendo o padrão para vinhos orgânicos excepcionais em todo o mundo e exemplificando o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade holística», disse Labid Ameri, diretor e cofundador do Domaine Bousquet com Anne Bousquet.
A vinícola com sede no Vale do Uco, na província de Mendoza, especializada em vinhos orgânicos premium, exportou 16.000 caixas de 6 garrafas para o Brasil no ano passado e manterá esse volume em 2023, representando cerca de 3% de suas vendas externas, disse Domaine Bousquet à Rede Argentina.
Por outro lado, a vinícola conta com o «Gaia Restaurante», uma estrela no cenário gastronômico do Vale do Uco, que serve um delicioso menu elaborado pelo chef executivo Adrian Baggio, utilizando ingredientes cuidadosamente selecionados da horta orgânica, com o objetivo de destacar os sabores locais que combinam perfeitamente com os vinhos.
No ano de seu 25º aniversário de agricultura orgânica, o Domaine Bousquet foi escolhido como o melhor Produtor de Vinho Tinto de 2023 entre sete vinícolas finalistas de diferentes países que competiram pelo Troféu IWSC na Celebração de Prêmios de 2023, realizada na quinta-feira, 19 de outubro, na Rounhouse, em Londres.
Os organizadores da IWSC, na justificativa do prêmio, enfatizaram que «não foram apenas as iniciativas de sustentabilidade que definiram esse cobiçado troféu. A qualidade dos vinhos do Domaine Bousquet é excelente e o valor é excepcional».
Eles também destacaram as conquistas significativas da Domaine Bousquet nos últimos anos, quando se tornou, em 2022, a quarta vinícola – a primeira fora dos EUA – a obter o status de Certificação Orgânica Regenerativa e, no final do mesmo ano, a certificação Empresa B. Mais recentemente, em abril de 2023, duas de suas linhas – Ameri e Gaia – obtiveram a certificação Demeter.
O Domaine Bousquet é o legado de uma longa e prestigiosa história que leva o nome Bousquet. Uma família com quatro gerações de tradição vinícola da região de Carcassonne, no sul da França. A vinícola nasceu em 1997, quando a família adquiriu 240 hectares de solos virgens em Gualtallary, Tupungato, Vale de Uco, atualmente considerada uma das melhores terras de Mendoza.
Em 1998, a família Bousquet começou a plantar videiras, 25 anos de história de agricultura orgânica. Atualmente, é a principal exportadora da categoria «vinho orgânico certificado» no país e a maior promotora de um caminho sustentável com a comunidade.