(Rede Argentina) – Um turista brasileiro de 43 anos de idade foi hospitalizado na UTI em estado grave devido aos ferimentos sofridos quando caiu de um terraço durante uma visita à vinícola Catena Zapata, considerada a melhor do mundo para o turismo de vinhos.
O nome do turista ferido é Antonio Alvares, que estava nesta segunda-feira no Hospital Central da cidade de Mendoza. «Ele está em tratamento intensivo», disse à imprensa local uma fonte do governo da província de Mendoza (oeste da Argentina, fronteira com o Chile). Alvares sofreu traumatismo craniano e fraturou costelas.
A vinícola Catena Zapata disse que colocou as câmeras de segurança à disposição das autoridades para descobrir o que aconteceu durante a visita. A vinícola explicou á REDE ARGENTINA, em nota, que colocou as câmeras de segurança à disposição das autoridades para descobrir o que aconteceu durante a visita.
Dario Coulon, representante da vinícola, confirmou à REDE ARGENTINA que um cidadão brasileiro sofreu um acidente nas proximidades da destilaria, e uma ambulância foi imediatamente chamada, e o profissional responsável pelo acidente decidiu transferi-lo com urgência para um centro médico para tratamento.
«A empresa está à disposição das autoridades e apresentará ao Ministério Público todos os elementos que possam ser necessários, dentro de um prudente marco de confidencialidade, já que se trata de informação privada da pessoa acidentada», disse.
O episódio ocorreu no sábado, na sede da Catena Zapata, localizada no departamento (município) de Luján de Cuyo, no interior da província de Mendoza, um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros na Argentina.
De acordo com o Ministério do Turismo da Argentina, nos primeiros cinco meses deste ano, 772 mil turistas brasileiros visitaram a Argentina e deixaram o equivalente a 360 milhões de dólares.
A Catena Zapata lidera a lista dos 50 melhores projetos de enoturismo do mundo em 2023, divulgada em julho passado em Rioja, na Espanha, que inclui também outras cinco vinícolas do país. Além da Catena Zapata, duas outras vinícolas de Mendoza entraram no top 10: Bodegas Salentein (9º) e El Enemigo (10º). As vinícolas Durigutti Family Winemakers (13ª), Colomé (24ª) e Diamandes (48ª) também aparecem na lista.
«O World’s Best Vineyards continua a destacar os destinos de enoturismo em todo o mundo e, com uma lista impressionante de novos participantes este ano, é mais importante do que nunca», disse Andrew Reed, CEO do evento.
Cerca de 500 especialistas em vinhos, viagens e enoturismo de todo o mundo escolheram sete vinícolas de sua preferência cada. As vinícolas mais votadas entraram na lista. Esses especialistas formam o que eles chamam de academia. A academia é dividida em 22 regiões do mundo (cada uma com uma cadeira), sendo que cada uma dessas cadeiras é ocupada por um líder responsável pelo recrutamento de 36 painelistas.