O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apostou hoje em Buenos Aires junto ao governo argentino na conquista de avanços em infraestrutura para o Brasil e a Argentina com a extensão do gasoduto Vaca Muerta até a cidade de Uruguaiana, para abastecer a indústria brasileira com custos menores.
O governador gaúcho se reuniu com o chanceler da Argentina, Santiago Cafiero, e com o embaixador no Brasil, Daniel Scioli, e enfatizou que o gasoduto de Vaca Muerta é fundamental para a autossuficiência energética do estado e do Brasil.
Leite também destacou os projetos de infraestrutura de interesse do Estado e da Argentina. Ele ressaltou a importância de estender o gasoduto de Vaca Muerta até Uruguaiana para abastecer os mercados gaúcho e brasileiro de gás natural. Além disso, reforçou o apoio do governo a obras federais na região da fronteira, como as pontes entre Porto Xavier e San Xavier, entre Uruguaiana e Paso de Los Libres e entre São Borja e Santo Tomé.
“A fronteira não é uma separação. Pelo contrário, é algo que nos une na mesma terra. As vidas das pessoas não respeitam fronteiras e, por isso, temos que fortalecer as parcerias para benefício de todos”, disse o governador.
Durante a reunião de trabalho, que também contou com a presença da Secretária de Relações Econômicas Internacionais argentina, Cecilia Todesca Bocco, e do Embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, foi destacado que o Estado do Rio Grande do Sul e a Argentina têm uma intensa relação econômica e comercial, com a participação de produtos e insumos com valor agregado e um grau significativo de complementaridade de indústria argentina, especialmente a indústria automotiva.
Do lado argentino, também foi destacada a importância da construção da primeira etapa do gasoduto Presidente Néstor Kirchner, que será fundamental para alcançar a autossuficiência energética e ter excedentes, com vistas à retomada das exportações de gás natural para o Brasil.
RS é o principal estado parceiro comercial da Argentina
Cafiero disse que Rio Grande do Sul é o principal parceiro comercial da Argentina no Brasil e a Argentina é o principal parceiro comercial do estado.
Os investimentos e financiamentos brasileiros no setor energético argentino, particularmente na infraestrutura de transporte de gás, beneficiarão ambos os países, facilitando o fornecimento de gás ao Rio Grande do Sul a preços competitivos, beneficiando os consumidores e os setores produtivos.
No primeiro semestre do ano, a balança bilateral registrou um superávit para a Argentina de US$ 697 milhões, sendo que as exportações argentinas somaram US$ 1.295 milhões, com um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Nesse período, o Brasil foi o principal destino das exportações argentinas para o Brasil e também foi a principal origem das importações do Rio Grande do Sul, com uma participação de 19%.
Em termos de investimento, há mais de 15 empresas brasileiras do Rio Grande do Sul com investimentos ou interesses em Argentina em setores como têxtil e calçados, autopeças, automotivo e alimentos.
O Rio Grande do Sul continua a consolidar sua posição como o principal destino brasileiro para as exportações argentinas.
O embaixador Daniel Scioli disse que «a importância econômica deste Estado para a Argentina é ampliada pela proximidade de nossas regiões: 18 municípios do Rio Grande do Sul estão na fronteira com a Argentina, entre Misiones e Corrientes, com passagens fronteiriças importantes, como Paso de Los Libres – Uruguaiana, por onde passam 23% do nosso comércio bilateral».
«A reunião entre o governador Eduardo Leite e o ministro da Economia, Sergio Massa, mostra a vontade dos dois países de aumentar a integração comercial, energética e de infraestrutura», disse Scioli em sua conta no Twitter.
Marca País Argentina no sul do Brasil
Durante o ano de 2023, o Ministério das Relações Exteriores argentino organizou diferentes ações nesse Estado, como o Dia Mundial do Malbec, do qual participaram 11 vinícolas argentinas e 129 convidados. Também está prevista para agosto uma Missão Comercial de Alimentos ao Sul do Brasil, um seminário de capacitação para o setor de Turismo Médico e, no segundo semestre, será realizado um evento de promoção/posicionamento para o setor de turismo e gastronomia, destacando a divulgação da nova Marca País.
No começo da visita á capital argentina, no Seminário ‘Rio Grande del Sur: El futuro nos une’, Leite apresentou as potencialidades do Estado gaúcho a possíveis investidores e parceiros comerciais. O governador expôs o sucesso da agenda de reformas da sua gestão, que permitiu a retomada de investimentos públicos e a melhoria do ambiente de negócios, entre outras iniciativas. Leite também respondeu questionamentos de empresários sobre políticas de importação e exportação.
“A nossa presença aqui é para mostrar de forma enfática a disposição do governo de fortalecer cada vez mais as relações com a Argentina”, afirmou.