O ministro argentino de Obras Públicas, Gabriel Katopodis, afirmou que o Estado «deve estar à frente das decisões» para que possamos «viver melhor» e haja «progresso na Argentina», e valorizou o papel da «tecnologia nacional» para manter a «soberania».
Katopodis inaugurou o primeiro radar meteorológico fabricado pela empresa de Río Negro, Invap, o qual “permitirá que o Serviço Meteorológico Nacional obtenha informação, faça previsões gerais e de extremos clomáticos para reduzir os riscos”, destacou.
Durante a visita, o ministro expressou: “Estamos inaugurando o Radar Meteorológico Nº 12, totalmente fabricado em nosso país pela INVAP, que permitirá ao Serviço Meteorológico Nacional obter informações, fazer previsões gerais e extremos climáticos para reduzir riscos. Com isto, o Ministério de Obras Públicas contribui com o Plano Nacional de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas”.
E acrescentou: «A Argentina é um dos poucos países que pode produzir esses radares e temos o sistema de informações meteorológica mais importante de toda a região. Isso é explicado pela decisão do Estado de priorizar a ciência, a inovação e a tecnologia».
Nesse sentido, Katopodis afirmou que «é o Estado que deve tomar as decisões, estamos convencidos de que podemos viver melhor e termos progressos na Argentina, que temos um futuro enorme e não precisamos de ajustes nem de repressão, nem que as universidades sejam fechadas».