REDE ARGENTINA, 2 oct – Um estado de cultura inesgotável, natureza exuberante, gastronomia premiada, acessibilidade e respeito à diversidade. Assim é o estado mais turístico e de maior diversidade do país: São Paulo, um destino pelo qual os argentinos vão se apaixonar. Muitos de vocês já nos conhecem: pouco mais de 159 mil turistas argentinos experimentaram São Paulo apenas no primeiro semestre deste ano; número que deve fechar em 400 mil até dezembro de 2023, com perspectiva de aumento mês a mês. Se ainda lhes resta alguma dúvida sobre o que encontrar por aqui, seguem sete boas razões para arrumar as malas e embarcar para São Paulo.
1 – É fácil de chegar e seus destinos são conectados –O Estado de SP é o maior hub aéreo da América Latina e recebe mais de 60% dos voos internacionais que chegam ao Brasil – e cada vez mais tem sido um ponto de permanência dos turistas que desembarcam no país. Nos próximos três meses, estão programados mais de 1.500 voos saindo da Argentina com destino a São Paulo, contabilizando um total de mais de 300 mil assentos disponíveis. Com uma grande quantidade de voos e preços atraentes, chegar a São Paulo – e se locomover por aqui – é uma tarefa cada vez mais satisfatória. Por aqui estão as 20 melhores rodovias do país, conectando atrativos turísticos, como os 630 Km de costa marítima e suas 276 praias, baías e enseadas, além de serras e destinos do interior do estado.
2 – A natureza é exuberante e preservada – Os arranha-céus de SP e o turismo de negócios que deram fama ao estado são apenas um pequeno fragmento da enorme diversidade do nosso estado. Especialmente no que diz respeito aos nossos recursos naturais. A biodiversidade paulista é, hoje, uma das principais motivações das viagens dos turistas que visitam o estado. Nossos 52 parques recebem 17 milhões de visitantes por ano, alguns encravados na cidade, como o Ibirapuera, outros mais afastados, como o Parque Estadual Carlos Botelho, a 200 Km da capital, com a maior reserva de conservação de Mata Atlântica do mundo. A natureza também se expressa no potencial náutico de quatro mil quilômetros de rios navegáveis, nas praias preservadas, nos parques de águas termais e balneários medicinais. Acrescente a esta conta municípios rurais com atrações de natureza e aventura em expansão, como Brotas.
3 – A gastronomia é uma das melhores do mundo – Maior polo gastronômico da América Latina, São Paulo conta com nove restaurantes premiados pelo tradicional guia Michelin. Por aqui, a fama da nossa culinária é literalmente colocada à mesa. Somente na capital, há mais de 30 mil bares e cerca de 20 mil restaurantes que oferecem de sabores que vão do tradicional pão com mortadela do Mercado Municipal, à alta gastronomia internacional. A cidade de São Paulo é considerada hoje o 3º destino do mundo em gastronomia, de acordo com pesquisa do «Word’s Best Cities», um dos mais completos do mundo, segundo a plataforma Bloomberg. É também um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Estado. Por aqui, é possível iniciar o dia em um café típico do norte da França, almoçar em uma casa amazônica, petiscar empanadas andinas feitas pela comunidade boliviana e fechar o dia em um premiado restaurante mongol. Tudo isso em um raio de 10 Km. Aqui pelo Governo de SP, mapeamos 300 produtores de 240 municípios e criamos dez rotas gastronômicas do estado. Vale a pena conhecer.
4 – Tem destinos de sol e eventos o ano todo – Algumas cidades do estado de SP têm o privilégio de ter sol quase o ano todo, inclusive no inverno, estação mais seca do estado – e combinam este fator com uma enorme variedade de atrativos turísticos, oferecendo alternativas a quem busca diversão e atividades ao ar livre com temperaturas acima dos 25 graus. Exemplos não faltam, como Andradina, um dos quatro distritos turísticos de SP, no oeste do estado, com seu novo parque aquático de águas quentes ou Olímpia; a capital do rodeio Barretos, com a maior festa do peão de boiadeiro da América Latina e uma importante rede hoteleira, além de destinos do interior ligados a represas e ao turismo de pesca, como Pereira Barreto. O Estado tem a maior parada LGBT do mundo; sedia encontros religiosos, como a Marcha para Jesus e mobiliza centenas de milhares de pessoas em seus festivais de música como o recente The Town e o Lolapalooza, além de eventos esportivos como a Fórmula 1, evento de maior movimentação financeira do Estado.
5 – É o paraíso das compras e das baladas – do comércio popular ao consumo de luxo, São Paulo oferece opções a todos os tipos de viajantes, desde as grifes da famosa Rua Oscar Freire, até o maior comércio popular da América Latina, a 25 de Março, por onde passam 400 mil pessoas por dia. No interior, temos destinos especializados em malhas e couro, como Serra Negra; em porcelanas, como Pedreira; em cerâmica, como Porto Ferreira; em joias, como Limeira; em bordados, como Ibitinga; em ursinhos de pelúcia, como Tabatinga; em calçados infantis, como Birigui, entre tantos outros. A cidade de São Paulo é conhecida como a capital que não dorme. Por aqui é possível encontrar diversão e serviços a qualquer hora do dia ou da noite. A vida noturna oferece de ambientes acolhedores e intimistas a baladas que oscilam do pop à música eletrônica, tudo em um só lugar. O centro histórico de São Paulo é onde podem ser encontradas as experiências mais originais.
6 – É um destino cultural e inclusivo – São Paulo tem os destinos mais acessíveis do Brasil. O município de Socorro, premiado internacionalmente, oferece 100% de sua rede hoteleira adaptada para hóspedes com algum tipo de necessidade especial. Há atrações e acolhimento para todo tipo de diversidade. São Paulo também é um estado hospitaleiro e cosmopolita, inclusivo do ponto de vista cultural e religioso e o mais importante: de convivência pacífica. De templos budistas a igrejas evangélicas ou neopentecostais, a Basílica de Aparecida, que recebe 15 milhões de visitantes por ano, SP ostenta a maior comunidade de portugueses, japoneses e italianos fora de seus países de origem, com toda a liberdade para que manifestem a herança cultural de seus países de origem. É o ambiente ideal para a efervescência cultural: apenas a capital abriga nada menos que um terço das salas de cinema do país, dezenas de casas de show e, é claro, muitos teatros: são 120 no total, com programação intensa e diversificada o ano todo.
7 – Destaque nacional quando o assunto é futebol – Taí um assunto delicado para falar com os nossos principais rivais naquele esporte considerado o mais popular do planeta. Diferenças à parte, para quem gosta da arte, São Paulo é o lugar. Vale a visita ao Museu do Futebol, na capital, o Museu Pelé, na Baixada Santista, com relíquias de ícones como Pelé, Rivelino, Ademir da Guia e Raí, entre tantos outros, que desfilaram seu futebol pelos campos do estado. Com as arenas mais modernas do país, como as do Palmeiras e Corinthians, os times do estado de São Paulo são donos de dez taças Libertadores da América e oito títulos mundiais de clubes. É uma história difícil de contar no papel, mas que pode ser sentida com intensidade no coração de quem ama a arte do futebol.
* Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP