Há bares «temáticos» sobre rock, literatura, tango ou jazz, mas poucos sobre uma doutrina como a Maçonaria, uma forma de ver o mundo que teve, e ainda tem, grande prevalência na Argentina.
A três quadras do Obelisco, no coração da cidade de Buenos Aires, está o «El Café de Marco», um restaurante que reúne a história da Maçonaria na Argentina, juntamente com grande parte de sua iconografia.
Na verdade, o «El Café» fica em frente ao templo da «Gran Logia Masónica de Argentina», na Rua Perón, 1259.
O «Café de Marco» cultua essa «irmandade» que até pouco tempoatrás era secreta e hoje é «discreta», a partir dos quadros e réplicas de personagens que forjaram a história da Argentina, como José de San Martín, por sua filiação à Maçonaria.
Isso dá um toque «antigo», do início do final do século XIX e início do século XX, a esse restaurante, que abriga uma culinária tipicamente portenha, na qual se destacam os churrascos (o Bife de Chorizo é uma especialidade), as batatas fritas crocantes ou as abundantes saladas e tradicionais cozido de lentilha.
Também é conhecido por sua influência italiana na qualidade e variedade das massas que compõem o cardápio do restaurante.
Outra agradável surpresa é a extensa carta de vinhos, com muitas variedades, e também com uma ótima relação preço-qualidade.
É um lugar recomendado para descobrir um pouco da história «secreta» da Argentina e desfrutar de sua comida tradicional e bons vinhos, com um serviço amigável que não deixa o cliente esperando.