REDE ARGENTINA, 26 nov — O governo do presidente Javier Milei eliminou uma série de impostos que vão acelerar as importações e torná-las mais competitivas, causando confrontos com o setor produtivo argentino, mas a medida também beneficia os turistas que gastam no exterior com cartão de crédito.

A eliminação do imposto permite que países como o Brasil acelerem a venda de produtos para a Argentina e por outro lado, beneficia países como o Brasil pela facilidade dos argentinos pagarem com cartão de crédito durante as férias, quando se espera uma enxurrada de turistas argentinos, em decorrência da valorização do peso frente ao real.

Segundo a Agência de Recaudação fiscal (Arca), o governo nacional eliminou a retenção de 95% do imposto PAIS que deveria ser pago por conta para ter acesso a dólares para cancelar importações.

A redução deste imposto, por um lado, beneficia a produção devido à redução dos custos dos insumos, mas ao mesmo tempo torna mais barata a entrada de mercadorias acabadas, que competirão com a produção local ainda condicionada pela queda no consumo.

Este imposto, criado pelo Kirchnerismo no final de 2019 durante o governo de Alberto Fernández como um dos muitos remendos decididos a evitar uma desvalorização. Milei aumentou a taxa e depois anunciou um corte.

O processo de flexibilização da produção e das importações continuou com uma nova desregulamentação no setor de eletrodomésticos.

O regulamento técnico de eficiência energética será modificado e deixará de ser necessário procedimento de autorização no Ministério da Indústria e Comércio, verificação pelas Alfândegas antes da comercialização ou certificação obrigatória.

Os produtos atingidos são: condicionadores de ar, geladeiras, máquinas de lavar, esquentadores, televisores, micro-ondas, lâmpadas, lava-louças, bombas elétricas, motores e fornos elétricos.

A União Industrial Argentina (UIA) emitiu um comunicado declarando que: “avançar apenas com políticas de abertura comercial está tendo consequências negativas”, marcando publicamente o seu desacordo pela primeira vez desde que Milei assumiu o cargo.

A confirmação da eliminação do imposto PAIS nas importações esta segunda-feira pode apenas ter adicionado lenha à fogueira.

WordPress Appliance - Powered and hosted by PopSolutions Digital Cooperative