REDE ARGENTINA, 30 out — O presidente Javier Milei expulsou sumariamente do governo a chanceler Diana Mondino, uma herdeira de banqueiros que havia sido uma das principais aliadas do espaço libertário.

Mondino foi expulsa depois que a Argentina votou a favor de Cuba, como é tradição do Ministério das Relações Exteriores do país vizinho, na votação que condenou o embargo econômico de seis décadas imposto pelos Estados Unidos contra o governo comunista.

Na votação, como acontece todos os anos, os Estados Unidos e Israel votaram a favor da manutenção do embargo contra Cuba.

O novo ministro das Relações Exteriores, de acordo com o porta-voz Manuel Adorni em X, será o embaixador nos Estados Unidos, o magnata Gerardo Wertheim.

Wertheim nasceu em 1955 e é médico veterinário. Ele foi presidente do Comitê Olímpico Argentino entre 2009 e 2021 e membro do Comitê Olímpico Internacional desde 2011. Durante seu mandato, a cidade de Buenos Aires foi designada para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.

Sua família é proprietária do Grupo Werthein, uma das maiores holdings empresariais da Argentina, que adquiriu empresas como Telecom (até 2017), Vrio Corp, Cachamai e DirecTV signals na América Latina, entre outras.

WordPress Appliance - Powered and hosted by PopSolutions Digital Cooperative