REDE ARGENTINA, 18 ago — A recessão da Argentina atingiu duramente o movimento comercial no Dia das Crianças, comemorado neste domingo, 18 de agosto.
A Câmara Argentina da Indústria de Brinquedos (CAIJ) registrou uma queda de 16% nas vendas totais de brinquedos e jogos.
Por outro lado, os dados positivos foram em relação ao comércio eletrônico, que apresentou um crescimento de 10%, embora represente apenas 20% do total de vendas atualmente.
Apesar das múltiplas promoções bancárias com descontos de até 6 parcelas sem juros e dos benefícios das carteiras virtuais, que responderam por 90% das transações comerciais, não foi realizada a mesma quantidade de operações que em outros anos”, informou a câmara.
De acordo com a CAIJ, houve maior demanda por brinquedos mais baratos do que em 2023. A queda nas vendas em lojas de brinquedos de bairro foi de 19%, maior do que a média.
Já as vendas no comércio eletrônico apresentaram um aumento de 10% em unidades, embora tenham explicado que »essa modalidade representa 20% do total de vendas, mas tem muito a crescer em nosso país».
De acordo com a câmara, citada pelo jornal Ambito Financiero, “o aumento nos preços dos brinquedos foi, em média, de 110% em relação ao ano anterior, bem abaixo do nível de inflação acumulada nos últimos 12 meses, embora após a época da festa dos Reis Magos não tenha havido aumentos”.
Os empresários também listaram uma série de problemas que afetam o setor, como a falta de demanda e o »grande número de brinquedos ilegais contrabandeados para o país e vendidos nas ruas, em algumas lojas não tradicionais, mas também em redes sociais e plataformas de comércio eletrônico’.
Finalmente, eles garantiram que “para combater esse flagelo, a CAIJ está realizando reuniões com o Ministério da Segurança, Alfândega e a Secretaria Nacional de Comércio”, e realizando “operações na cidade de Buenos Aires com base em uma denúncia apresentada à Unidade de Promotoria Especializada em Meio Ambiente (UFEMA), com o objetivo de identificar brinquedos que não cumprem a Norma de Segurança de Brinquedos do MERCOSUL ‘IRAM – NM300’”.