REDE ARGENTINA, 18 jun — A capital da Argentina, a cidade de Buenos Aires, foi escolhida como o melhor lugar da América Latina para estudar, levando em conta a opinião dos estudantes, as instituições acadêmicas, a acessibilidade, o emprego e a diversidade, de acordo com o tradicional ranking da empresa de consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
Os resultados da pesquisa com 150 cidades em todo o mundo incluem oito cidades latino-americanas.
Nesse sentido, a capital do tango se destaca como a melhor da região. O primeiro lugar é ocupado por Londres, pela sexta edição consecutiva, seguida por Tóquio, Seul, Munique e Melbourne.
Buenos Aires é a primeira cidade da região a aparecer, em 42º lugar, oito posições abaixo do ano passado. Santiago do Chile aparece em 47º lugar, seguida pela Cidade do México (69º), São Paulo (97º), Bogotá (90º), Monterrey (96º) e Lima (112º). O Rio de Janeiro completa a presença regional no ranking, em 38º lugar.
Comentando os resultados, a CEO da QS, Jessica Turner, disse: «Temos o prazer de comemorar o sucesso duradouro de Buenos Aires como a melhor cidade estudantil da América Latina, um reconhecimento merecido de seu papel como um destino líder em educação, inovação e cultura».
«Como parceiro de universidades, formuladores de políticas e estudantes, fornecemos provas baseadas em evidências dos benefícios da educação internacional para estudantes e países», disse a diretoria.
Buenos Aires lidera o indicador de mistura de estudantes, que pode ser definido como «o corpo estudantil diversificado e eclético». A cidade está em 52º lugar, sendo a única cidade latino-americana entre as 100 melhores nesse quesito. Ela também se destaca no indicador de desejabilidade, pois é um destino popular para estudar e morar.
De acordo com Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade de Buenos Aires (UBA) (foto) ficou em 71º lugar no ranking mundial de universidades, o que a torna a melhor do país e da América Latina, 24 posições acima da lista do ano passado.
«O QS World University Ranking 2025 coroa a UBA como a melhor universidade da América Latina, desbancando a líder regional do ano passado, a Universidade de São Paulo, e a segunda colocada, a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)», diz o documento compartilhado pela empresa de consultoria.