REDE ARGENTINA, 13 jun — O presidente da Argentina, Javier Milei, planeja visitar a China este ano como parte de uma reaproximação com o principal parceiro comercial do país, segundo fontes do governo.
O convite para uma cúpula com o presidente Xi Jinping surgiu durante as negociações entre o governo argentino e a embaixada chinesa em Buenos Aires sobre um acordo de troca de moeda swap em vigor entre os dois países, por 5 bilhões de dólares. A informação foi antecipada pelo portal de notícias La Política Online e ratificada pelo restante da imprensa.
Nesse contexto, espera-se que a visita possa ocorrer em 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, como um gesto de apoio ao governo chinês, o primeiro investidor na Argentina.
Milei, um libertário de extrema direita, havia descartado relações bilaterais com a China, considerando que ela não negociava com comunistas. O presidente da Argentian é um aliado do expresidente dos Estados Unidos Donald Trump e do brasileiro Jair Bolsonaro.