REDE ARGENTINA, 30 mai -No final do século XIX e início do século XX, a Argentina experimentou um furor de grandes edifícios, pequenos palácios e castelos à imagem e semelhança dos vistos pelas classes aristocráticas da Europa.
Alguns deles sobreviveram ao avanço do tempo e mantêm sua arquitetura, uma mistura de influências inglesa, francesa e italiana, cercados por grandes jardins com muitas espécies de árvores, comida tradicional, churrasco, vinho e vários deles próximos a Buenos Aires, que são destinos ideais para uma viagem a dois.
Alguns desses edifícios são os seguintes:
Rafael Obligado: Localizado a cerca de 200 quilômetros de Buenos Aires e a 20 quilômetros da cidade de Ramallo, na província de Buenos Aires, é o sonho realizado do poeta Rafael Obligado em homenagem à sua esposa.
O gosto de sua amada por romances e e textos góticos inspirou a arquitetura do palácio. O edifício (foto) é composto por três andares com mais de 20 cômodos, todos com grandes janelas ogivais.
As paredes claras do palácio, entrecruzadas por trepadeiras, dão a ele uma aparência espectral. Lendas urbanas dizem que “Toto”, um fantasma que faz objetos desaparecerem e abre portas, vive lá dentro.
Obligado, autor, entre outras obras, do poema «gaucho» Santos Vega, mandou construir El Castillo às margens do rio Paraná em 1896. Ele tem um grande salão que preside a entrada, com três conjuntos de escadas até o topo.
La Raquel, Castelli: Tem uma história enigmática. Sabe-se que uma de suas habitantes, a milionária e cobiçada Felicitas Guerrero, foi vítima de feminicídio causado por um de seus pretendentes. Histórias de amor, crimes e mal-entendidos cercam o espetacular castelo em estilo francês, um símbolo da burguesia de meados do século XIX. Com paredes cor de salmão e um telhado de telhas, sua imensa torre pode ser vista do quilômetro 168 da rodovia 2.
O parque foi projetado pelo arquiteto paisagista dinamarquês Forkel em 80 hectares que abrigam cerca de 450 espécies de árvores, incluindo uma grande variedade de eucaliptos. A propriedade se estende até o rio Salado e também é um refúgio para animais típicos da região. Ela pode ser explorada a pé, a cavalo ou de sulki. Localização: Paraje de Centro Guerrero, na rodovia 2, no km 168, sentido Mar del Plata.
La Candelaria, A 90 minutos de Buenos Aires, você encontrará um majestoso castelo normando (foto) que foi construído no final do século XIX. Seu nome é uma homenagem à Candelaria Mármol , que era amada por Don Orestes Piñeiro, um médico farmacêutico e proprietário do local. Em seu interior, é possível apreciar salas de jogos, salas de jantar, bibliotecas e belos vitrais. Seu espetacular parque externo foi projetado pelo ilustre paisagista Carlos Thays, que colocou mais de 200 espécies de árvores.
Oferece uma variedade de atividades: quadras de tênis, futebol e vôlei; caminhadas pelo parque e pela floresta; aulas e exibições de polo; piscina; fogueiras; cavalos, sulki e bicicletas; passeio botânico e aulas de empanada. Também oferece um piquenique. Localização: Rota nº 205 Km 114,5.
Dos Guerrero de Domselaar , São Vicente: O Domselaar Warrior Castle é um lugar cheio de história e tragédia, caracterizado por seu imponente estilo francês: telhados de mansarda, colunas, um porão alto, um sótão no telhado e 24 grandes cômodos, a maioria dos quais foi preservada devido à renovação permanente.
Também se destacam os pisos ingleses em perfeito estado, uma escada aérea, a biblioteca, um grande móvel de 1700, uma poltrona de 1800 do antigo teatro Colón, vasos de cobre com mais de 140 anos, gravuras de Giovanni Piranesi e cadeiras inglesas do século XVIII, tudo isso mantendo a elegância e o luxo da época. E seu jardim abriga cedros do Líbano de 200 anos, sofora pendula, liquidambar e cânfora, entre outros.
A história é contada pelos descendentes diretos, parentes de Felicitas – a falecida proprietária da casa – e atuais proprietários do castelo. Depois da história, você pode fazer um passeio histórico guiado pelo local, onde é possível ver um quarto colonial com as roupas de Felicitas, seu retrato póstumo, já que não foi possível obter um dela em vida, e até mesmo o dedal que ela costumava usar. Localização: Rota 210 km 58, Domselaar, San Vicente.