REDE ARGENTINA, 12 mai – O esqui infantil é uma diversão, uma habilidade e um esporte. Mas também contribui para o contato com a natureza, o trabalho em equipe e a possibilidade de compartilhar a prática do esporte com pessoas de todo o mundo.
Enquanto se prepara para a temporada de inverno de 2024, que começa em junho, a cidade de Bariloche, principal destino de neve de argentinos e brasileiros, a ponto de ser carinhosamente chamada de «Brasiloche», se destaca por ter uma ótima infraestrutura para receber turistas de esqui infantil, especialmente no Cerro Catedral.
O esqui infantil, então, acaba sendo uma das grandes opções para os turistas brasileiros. A criança aprende o contato com a neve, aprende a montar e aprende, com instrutores qualificados, um novo esporte de montanha com total segurança.
«Primeiro queremos que estejam seguros, se divirtam e aprendam», disse Antoine Zwobada, instrutor de Bariloche, Argentina, à Rede Argentina, da Xtreme School.
Com mais de quatro décadas de experiência ensinando brasileiros a esquiar, Antoine, neto de um francês e uma argentina que se conheceram em Bariloche, é uma referência em Cerro Catedral. Ele é referência por recomendar que pais e filhos aprendam a esquiar e depois compartilhem juntos suas férias na neve. «É algo inesquecível que você leva para a vida toda», disse o instrutor. Também a escola tem aulas, no mesmo formato, de snowboard.
«Os pais podem deixar seus filhos a partir de três ou quatro anos de idade na escola. A escola das crianças começa às 9h30 da manhã, elas têm almoço, jogos e os instrutores especializados garantem que elas conheçam a neve e aprendam a deslizar», explicou Antoine.
Para ele, as crianças geralmente se adaptam melhor do que os adultos ao esqui. «É preciso ter cuidado porque muitas vezes os pais querem ensinar os filhos e acabam passando mal por falta de técnica para passar o conhecimento, perdendo tempo de diversão. O ideal é que cada um possa ir em sua própria pista, aprendendo, e quando ambos estiverem prontos, podem começar a fazer um pouco de downhill juntos», recomendou o guia de Bariloche.
A Escuela Xtreme é a única escola de esqui da Argentina certificada pela Secretaria Nacional de Turismo como Prestadora de Serviços de Excelência no programa Boas Práticas.
O espaço, na base do Cerro Catedral, oferece pacotes diários ou de meio dia de esqui e também um serviço de aluguel de equipamentos que acaba sendo fundamental para o conforto dos turistas.
De acordo com Antoine, uma das premissas da escola é fornecer todas as soluções chamadas «Snow Solutions», que incluem o aluguel completo de roupas especiais, capacetes, esquis e bastões. «Quando o passageiro chega à Catedral, nós o equipamos com roupas, esquis, bastões e passes de esqui para que ele possa chegar à escola. Assim que chegam, eles se trocam, colocam seus esquis e nós lhes designamos um instrutor.