REDE ARGENTINA, 7 may.- O Banco Central da Argentina (BCRA) colocou em circulação a nova cédula de 10.000 pesos, que será distribuída progressivamente a partir de hoje por meio da rede de agências bancárias e caixas eletrônicos em todo o país. A nota tem as imagens de Manuel Belgrano e María Remedios del Valle, heroína da Guerra da Independência, na frente, e a recriação artística da cena do Juramento de Fidelidade em 27 de fevereiro de 1812 no verso.
Essa cédula, assim como a de de 20.000 com a imagem de Juan Bautista Alberdi – que entrará em circulação no último trimestre do ano – facilitará as transações entre os usuários, tornará a logística do sistema financeiro mais eficiente e menos onerosa e reduzirá significativamente os custos de aquisição de cédulas prontas. Ambas as cédulas pertencem à família «Heroínas e Heróis da Pátria», anunciada em maio de 2022, disse o site de notícias Infobae.
A nova cédula de 10.000 apresenta medidas de segurança rigorosas, incorporadas por meio de sistemas especiais de impressão. Essas medidas incluem as seguintes, que são destinadas principalmente ao público em geral, mas também permitirão o reconhecimento por máquina:
-Marca d’água: os retratos de María Remedios del Valle e Manuel Belgrano e as iniciais de seus nomes em tons claros podem ser vistos na área branca da cédula quando ela é iluminada.
-Filete de segurança com janela: um filete de segurança vermelho é inserido na cédula e é revelado em três «janelas». O filete tem um efeito dinâmico quando a cédula é movimentada. Quando colocado contra a luz, ele aparece como uma faixa contínua e o acrônimo BCRA pode ser visto.
– Tinta opticamente variável: esse motivo muda de cor, de dourado para verde, quando a cédula é inclinada, e tem um efeito tridimensional dinâmico.
-A imagem latente – as letras «RA» podem ser vistas quando a cédula é observada sob luz rasante – e o motivo complementar frente e verso – quando levantado contra a luz, o motivo se completa e o valor «10.000″ aparece – são outros recursos de segurança da nova cédula.
Além disso, a nota tem identificação para cegos: o relevo da linha de barras paralelas nas bordas verticais é perceptível ao toque.
«Para economizar custos e reduzir o tempo de produção, a Diretoria decidiu usar os desenhos existentes da família ‘Heroínas e Heróis da Pátria’ para as novas cédulas», disse um comunicado à imprensa da instituição presidida por Santiago Bausilli.
Há vários aplicativos que podem ser usados em telefones celulares para identificar a originalidade do dinheiro. Entre eles estão o Cash Reader Bill Identifier e o MCT Money Reader. Em ambos os casos, o usuário deve escanear a nota colocando-a na frente da câmera do telefone, e o aplicativo indicará se ela é genuína ou não.