REDE ARGENTINA, 16 abr — Qual é a marca distintiva dos argentinos que os brasileiros mais conhecem? A eterna rivalidade futebolística, o tango, La Boca, alfajor, Recoleta, Brasiloche (sim, Brasiloche em julho), Messi ou Maradona? Pode ser qualquer uma delas, mas nos últimos anos o que tem se destacado entre os brasileiros, que estão bebendo cada vez mais vinhos argentinos, é um varietal que já faz parte de uma identificação nacional: o Malbec.

Neste 17 de abril, o Dia Mundial do Malbec, uma celebração do vinho argentino que conquistou o mundo, não está passando despercebido no Brasil.

«O Malbec se tornou um símbolo distintivo da Argentina, tanto que 90% dos consumidores brasileiros o consideram originário daquele país, quando na verdade é uma uva da França», disse Juan Carlos Bustamante (foto), sommelier do Grupo Vid, que exporta vinhos de Mendoza e La Rioja para o Brasil, à Rede Argentina.

A uva Malbec deixou de ser usada na França e se desenvolveu aos pés da Cordilheira dos Andes, a ponto de os franceses estarem aprendendo com os argentinos a redescobrir essa variedade.

«Essa variedade de uva lidera o consumo de vinhos tintos na região, sendo a Argentina o principal produtor, seguida de perto pelo Chile, França e uma pequena produção local, que teve um aumento durante a pandemia da COVID-19 e ainda é relevante no mercado», disse ele.

Para o sommelier do Grupo Vid, o Malbec no Brasil é sinônimo de qualidade: «No Brasil, o Malbec representa não apenas uma preferência pela qualidade, mas também um sinal de alto padrão e bom gosto, sendo a escolha preferida para eventos importantes ou presentes seletos».

Atualmente, o Brasil conta com uma ampla gama de vinícolas competindo para trazer seu melhor Malbec ao país, consolidando-se como um dos mercados internacionais mais importantes no consumo de vinho na região.

A Naiara Wines é hoje uma das poucas ou talvez a única vinícola boutique do mundo dedicada exclusivamente à produção de Malbec.
O Grupo Vid instalou um centro de distribuição em São Paulo e trabalha com duas marcas, Naiara Wines e Chañarmuyo, no segmento de Malbec.

A demanda brasileira por Malbec, de acordo com o Grupo Vid, levou a Naiara a se estabelecer nas vinícolas brasileiras com seus vinhos Clandestino e Naiara e a Chañarmuyo com seus tintos Malbec Estate, Malbec Clásico, Gran Vino Malbec e Viña Providencia Malbec.

A Naiara Wines é hoje uma das poucas ou talvez a única vinícola boutique do mundo dedicada exclusivamente à produção de Malbec.

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