REDE ARGENTINA, 15 abr — A Confederação Argentina de Médias Empresas (CAME) participará em Curitiba com seu próprio estande – junto com mais de 90 PMEs de 12 províncias argentinas – da Expo Apras 2024, a 41ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados.
Também será inaugurado um Centro Permanente de Exposições na cidade de Curitiba para que as empresas exponham seus produtos em território brasileiro, com o objetivo de fortalecer os laços comerciais e as relações econômicas entre os dois países.
A Expo Apras terá início na terça-feira e se estenderá até quinta-feira, inclusive, período em que haverá espaço para rodadas de negócios.
As empresas argentinas oferecerão vinhos, massas secas, laticínios e óleos, entre outros alimentos; cosméticos e perfumaria; contêineres e embalagens; artigos de couro e móveis; bazar e decoração, entre outros produtos, de acordo com a CAME,
Em 2023, as PMEs exportaram mercadorias no valor de US$ 3.996 milhões. Desse total, 16,5%, cerca de US$ 659 milhões, foram destinados ao Brasil.
Showroom em Curitiba
No dia 19 de abril, a CAME inaugurará um Centro Permanente de Exposições de Produtos Argentinos em Curitiba, onde as PMEs terão espaço de exposição, coworking e uma sala de reuniões para fortalecer o intercâmbio comercial.
Dessa forma, as PMEs exportadoras terão um armazém para produtos argentinos, que poderão ser vendidos em reais e distribuídos em todo o Brasil. Vale ressaltar que na Argentina existem cerca de 5.200 pequenas e médias empresas com capacidade de exportação.
No que diz respeito ao estado do Paraná, as PMEs argentinas poderão entrar em um mercado com quase 12 milhões de consumidores potenciais, o que o coloca em quinto lugar entre os 27 estados brasileiros.