REDE ARGENTINA , 20 fev – Um de cada cinco turistas que visitaram a Argentina durante janeiro e a primeira quinzena de fevereiro era brasileiro,. Os destinos preferidos foram os lagos patagônicos do sul do país, a provincía de Mendoza e a cidade de Buenos Aires.
A informação foi divulgada pela subsecretária ade Turismo da Argentina, Yanina Martínez, que disse que mais de 1,2 milhão de turistas estrangeiros chegaram à Argentina em janeiro e na primeira quinzena de fevereiro e geraram uma renda de US$ 931 milhões, 20,7% a mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com as primeiras estimativas divulgadas pelo Sistema de Informações Turísticas da Argentina, os principais mercados de origem foram o Brasil, com mais de 237.000 turistas e uma participação de 19,3% no total de chegadas, seguido pelo Chile, com um número semelhante.
Gastronomia, cultura, shows de tango e cassinos em Buenos Aires, vinho e montanhas em Mendoza e lagos cercados por picos cobertos de neve na Patagônia são as principais atrações da Argentina em janeiro.
Depois que o novo governo de Javier Milei aumentou o preço do dólar oficial em 118%, e as taxas de inflação de 25% em dezembro e 20% em janeiro, o turismo receptivo na Argentina mostrou um bom desempenho na comparação regional com outros países, mantendo níveis acima dos do Chile, Peru e Paraguai, como vinha fazendo desde janeiro de 2022.
As informações oficiais estimam que, em janeiro, quase 900.000 turistas chegaram, gerando uma receita cambial de US$ 696 milhões. Enquanto isso, durante as duas primeiras semanas de fevereiro, 336.000 turistas chegaram, com uma renda de US$ 234 milhões.
«Continuamos trabalhando para que nosso país consolide sua liderança regional como um destino internacional e para que o turismo contribua para a economia com uma atividade sustentável», disse a subsecretária de Turismo, Yanina Martinez, em um comunicado.