REDE ARGENTINA, 7 fev — Mar del Plata, principal balneário da Argentina, sediará a partir deste fim de semana a 2ª edição da «Feira do Alfajor Argentino», coincidindo com a comemoração do 150º aniversário da cidade turística da província de Buenos Aires.
A proposta inclui confeiteiros famosos como Mirta Carabajal, Valeria Patisserie, Ximena Lannaluoni, Luisina Pérez Pieroni e Natalia Ferreyra, de acordo com os organizadores.
Entre as atividades que serão realizadas está a competição chamada «Batalla Alfajorera», que buscará o recorde de uma pessoa que conseguir comer o maior número de alfajores em um tempo específico. As regras e condições da competição podem ser encontradas no seguinte link.
No dia da abertura, coincidindo com o 150º aniversário de Mar del Plata, haverá um reconhecimento à indústria local de alfajores, desta vez à empresa Guolis, por ser a criadora do alfajor com coração. A cidade está localizada a 400 kilómetros da cidade de Buenos Aires.
Um dos doces mais populares da Argentina é o alfajor, em todas as suas variedades. A versão clássica conta com duas bolachas formando um sanduíche de recheio de doce de leite, toda coberta com chocolate ao leite.
Porém, há tantos tipos de alfajores quanto pessoas que o comem, e todos têm o seu favorito. Seu alfajor é pessoal. É um lanche individual que vai de acordo com a sua personalidade.
O alfajor nos segue pela vida inteira: devorado com uma lata de alguma bebida durante o recreio da escola, beliscado com um copo de leite na casa da avó e, depois na vida, saboreado junto ao perfeito acompanhamento de uma xícara de chá ou café no escritório. Os alfajores são comidos o ano inteiro e não importa a estação.
Dados do setor de alimentos indicam que mais de um bilhão de alfajores são consumidos anualmente na Argentina. Cada região tem suas próprias receitas típicas com produtos regionais, especialmente os recheados com doce de leite.
Mar del Plata é um dos pilares do alfajor, pois ali nasceu a marca multinacional Havanna.