REDE ARGENTINA, 14 dez — O novo secretário de Bioeconomia da Argentina, Fernando Vilella, reuniu-se o secretario-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Cleber Oliveira Soares, e concordou em «fortalecer a inserção da bioeconomia no contexto internacional com grandes desafios para a segurança alimentar».
Em um comunicado, a Secretaria de Bioeconomia do governo Javier Milei alertou que «em um contexto internacional cheio de oportunidades e desafios, a bioeconomia é chamada a desempenhar um papel fundamental, não apenas no fornecimento de alimentos sustentáveis, mas também de bioenergia, bioinsumos e bioprodutos».
Por isso, «é muito importante que coordenemos (com o Brasil) ações e estratégias para nos colocarmos na vanguarda do mundo», disse Vilella.
Referindo-se ao vínculo entre a Argentina e o Brasil, o funcionário argentino disse: «Estamos unidos por uma relação histórica de amizade, comércio, cooperação e, além disso, somos parceiros estratégicos para enfrentarmos juntos os desafios comuns de segurança alimentar e produção sustentável que o mundo nos impõe».
Por sua vez, Soares enfatizou a importância estratégica do tema e fez um breve relato da abordagem institucional da bioeconomia em seu país, observando que a região é um dos principais produtores mundiais de alimentos, fibras e bioenergia.
Ele também agradeceu a Vilella, que assumiu o cargo em 10 de dezembro, por seu compromisso de trabalhar em conjunto, ressaltando que há uma agenda de trabalho «muito importante» pela frente.
Vilella parabenizou o Brasil por ter incluído o tema da bioeconomia no âmbito de sua Presidência do G20 e pediu a Soares que transmitisse o convite ao Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, para visitar a Argentina.