REDE ARGENTINA, 25 dez — A empresa Usiquímica, sediada em São Paulo, adquiriu a subsidiária brasileira da empresa estatal argentina de petróleo YPF, que fabrica lubrificantes em Diadema, como parte da política do presidente Javier Milei de reduzir o envolvimento do Estado na economia.

Usiquímica transformou-se no principal fabricante de Hidróxido De Amônio no Brasil e líder na distribuição de Ácido Clorídrico, Amônia Anidra, Hipoclorito de Sódio, Ácido Nítrico e Ácido Fluorídrico. Além disso, é um dos principais players do mercado de Arla 32.

A petrolífera estatal argentina revelou que vendeu sua subsidiária de lubrificantes no Brasil para a empresa local Usiquimica.

Segundo comunicado da empresa, a venda de 100% de sua participação acionária na empresa YPF Brasil Comércio de Derivados de Petróleo está sendo desenvolvida em meio ao seu plano 4×4, com o qual busca se desfazer dos ativos menos rentáveis para a empresa.

A YPF Brasil foi criada em 1998 e possui fábrica própria de lubrificantes no país desde 2015. Opera com capacidade de produção de 48 mil metros cúbicos por ano e participação de mercado próxima a 2% no Brasil.
“ Este acordo de venda inclui os termos e condições para a celebração de um contrato de licença para a utilização das marcas de lubrificantes YPF, pelo que será mantida a presença dos produtos YPF no referido país ”, pode ler-se no comunicado. YPF revelou que irá criar uma nova vice-presidência que se concentrará no desenvolvimento de um plano estratégico para a próxima década, onde YPF Luz, Mega e Profertil “desempenharão um papel fundamental na futura transição energética”.

 

«Esta decisão reafirma o compromisso de otimizar a sua estrutura empresarial e gerar valor sustentável no contexto de constante transformação do setor energético”, afirmou a petrolífera argentina.

De acordo com os analistas, o foco principal da YPF – uma empresa que o Congresso retirou da lista de empresas que podem ser privatizadas pelo governo de Milei – será a exploração do campo petrolífero de Vaca Muerta, na província de Neuquén, no sul do país. Com Vaca Muerta, a Argentina pretende vender gás ao Brasil a preços mais baixos do que os oferecidos pela Bolívia e se tornar um país produtor de petróleo para conseguir exportar e gerar renda em dólares, o problema crônico da economia argentina, que é praticamente bimonetária.

 

WordPress Appliance - Powered and hosted by PopSolutions Digital Cooperative