Pablo Giuliano

SÃO PAULO, 5 dez — A plataforma argentina Teatrix (teatrix.com), que há uma década oferece quase 400 peças teatrais digitais sob demanda, é uma espécie de Netflix, mas com peças teatrais filmadas em alta qualidade e dirigidas por câmeras, que pretende expandir seu negócio no Brasil.

O carro-chefe principal é o teatro argentino, mas também há peças de outros países, como Uruguai, Peru e México.

O teatro argentino é um dos mais admirados do mundo e a plataforma Teatrix conseguiu se expandir na América Latina de língua espanhola e na Espanha. A Teatrix carrega esse DNA, que é a paixão que argentinos e estrangeiros têm pelo teatro argentino e a oferta da Avenida Corrientes, a famosa rua dos teatros de Buenos Aires.

Foi o que disse em uma entrevista à Rede Argentina por Mirta Romay, fundadora e CEO da Mirta Romay, filha de Alejandro Romay, o chamado czar da TV argentina, uma espécie de Silvio Santos ‘portenho’. O DNA cultural do argentino faz parte da ideia da Teatrix: “Nas piores crises, os argentinos continuam indo ao teatro, é como algo que os nutre e lhes dá uma possibilidade de distração, de processar um espaço”.

Mirta Romay, fundadora e CEO de Teatrix

Mirta esteve em São Paulo para apresentar o projeto em um evento realizado pela Unibes Cultural, onde anunciou que participará de um diálogo sobre teatro e teatro em plataformas na Mostra Internacional de Teatro 2025.

“Trazemos o teatro argentino como uma plataforma para ser apreciada em casa, mas o Teatrix também é um mercado para o teatro argentino. Podemos assumir esse papel de divulgar o teatro, os autores argentinos, os atores, os intérpretes e há um intercâmbio importante na região para encenar o conteúdo argentino e trazer para a Argentina o conteúdo de outros países, neste caso o Brasil”, disse Mirta à Rede Argentina.

Ela também acredita que é importante discutir o teatro filmado em Full HD para plataformas como outra forma de repensar a atividade teatral no século XXI.

Ao preço de dez dólares, a Teatrix oferece um catálogo com as principais figuras e peças do teatro argentino, desde comédias, espetáculos de uma só mulher, dramas e musicais contemporâneos e antigos. Parece que a Avenida Corrientes está nas telas.

“Temos nosso próprio desenvolvimento de filmagem de uma peça, que preserva o valor do teatro, não é uma filmagem cinematográfica, preserva o fato teatral, mas é montada com várias câmeras, cada peça tem um grande número de câmeras. E é fundamental fazer essas gravações com meu próprio selo, que é filmado com público, para sentir a presença do público, porque para os atores isso é fundamental”, disse ele.

O próximo passo será a busca de um parceiro brasileiro para que toda a Ibero-América possa assistir a peças legendadas em espanhol e português.

WordPress Appliance - Powered and hosted by PopSolutions Digital Cooperative