Euforia no governo argentino após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUADonald Trump e Javier Milei en fevereiro passado

REDE ARGENTINA, 6 nov — O governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei, recebeu com euforia a vitória do magnata republicano Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos. Em diferentes mensagens em suas redes sociais, o presidente e vários de seus colaboradores comemoraram essa retumbante vitória sobre a candidata democrata, Kamala Harris.

Euforia no governo argentino após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA
Euforia no governo argentino após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA

“Parabéns por sua formidável vitória eleitoral. Agora, faça a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para fazer o trabalho”, escreveu Milei em inglês antes das 7h da manhã na Argentina em sua conta no X (antigo Twitter).

Milei concorda com muitas das políticas defendidas pelo magnata norte-americano que venceu as eleições de ontem e isso se refletiu nas reações de sua comitiva.

Demian Reidel, chefe do Conselho de Assessores do Presidente, por exemplo, também publicou algo semelhante em suas redes sociais. “Os Estados Unidos são um aliado fundamental para a Argentina. A vitória de Trump é uma ótima notícia para o país.”

No Instagram, Milei usou a inteligência artificial para incluir duas ilustrações em que ele é visto caracterizado como um leão e abraçando Trump. Para “Make America Great Again”, ele acrescentou sua característica “Viva la Libertad Carajo”, em letras maiúsculas.

A ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, também repostou a publicação do presidente argentino. “Como parte dessa grande equipe argentina, todos nós apoiamos as declarações do presidente Milei”, acrescentou ela.

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina, que está sendo dirigido pelo ex-embaixador nos EUA Gerardo Werthein desde esta semana, após a demissão de Diana Mondino por ter votado a favor do levantamento do bloqueio comercial a Cuba, também acrescentou suas felicitações em um comunicado.

“O Governo da República Argentina estende suas mais sinceras felicitações ao povo dos Estados Unidos da América pelo exemplar dia democrático que ocorreu ontem. Também parabenizamos e enviamos calorosas saudações ao presidente eleito Donald Trump”, diz em seu primeiro parágrafo.

“A Argentina reafirma seu compromisso de continuar fortalecendo nossa aliança e trabalhando pelos laços históricos de amizade que nos unem, para o benefício de ambas as nações e de nossos povos”, conclui o documento oficial.

Outro que deu sua opinião sobre a vitória republicana foi o Secretário de Turismo, Esportes e Meio Ambiente, Daniel Scioli.

“Parabéns, @realDonaldTrump, por essa magnífica vitória eleitoral. Que ela marque o início de uma nova era na qual, junto com o presidente @JMilei, você conseguirá importantes avanços para nossas nações, impulsionando-as para um futuro de maior liberdade e prosperidade”, escreveu o ex-embaixador no Brasil, além de postar uma foto com Trump e sua esposa que tiraram em Atlantic City em 1989, em plena carreira esportiva, quando o ex-governador de Buenos Aires era piloto de lanchas offshore.

Por sua vez, o deputado provincial da província de Buenos Aires, Agustín Romo, que faz parte da La Libertad Avanza no território governado por o opositor peronista Axel Kiciloff, postou uma foto do ‘bunker’ republicano onde Trump discursou, reivindicando a vitória.

“Porque a vitória na guerra não depende do número de soldados, mas das forças que vêm do céu”, escreveu ele. Em outra foto, ele pode ser visto sorrindo com o deputadoo Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente  Jair Bolsonaro.
Desde que chegou à Casa Rosada, Milei demonstrou seu total alinhamento com os Estados Unidos e apoiou Trump na luta para chegar novamente à presidência dos EUA. Em fevereiro, ele conseguiu abraçá-lo na reunião da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) em Washington. Lá, eles se elogiaram mutuamente e tiveram um breve encontro que foi comemorado pelos libertários nos primeiros movimentos internacionais do governo argentino.

WordPress Appliance - Powered and hosted by PopSolutions Digital Cooperative