O presidente argentino, Javier Milei, empossou hoje o ex-embaixador nos Estados Unidos, Gerardo Werthein, como novo ministro das Relações Exteriores,O presidente argentino, Javier Milei, empossou o ex-embaixador nos Estados Unidos, Gerardo Werthein, como novo ministro das Relações Exteriores

REDE ARGENTINA, 4 Nov — O presidente Javier Milei empossou hoje o ex-embaixador nos Estados Unidos, o empresario Gerardo Werthein, como novo ministro das Relações Exteriores, substituindo Diana Mondino, que estava de saída, depois que a Argentina votou a favor do fim do bloqueio dos EUA contra Cuba na ONU. O novo ministro das Relações Exteriores prestou juramento sobre a Torá, o livro sagrado dos judeus, um fato que foi destacado pelo presidente.

O novo chanceler da Argentina, Gerardo Werthein
O novo chanceler da Argentina, Gerardo Werthein

Milei associou seu discurso à leitura bíblica que simboliza o início da jornada de Abraão para levar mensagens de fé e liberdade ao mundo.

O líder libertário disse que essa coincidência era um “sinal dos céus” e descreveu a responsabilidade de Werthein como uma missão internacional inspirada em valores religiosos, destacando um forte simbolismo espiritual na diplomacia que ele pretende promover.

De fato, o chefe de Estado explicou isso da seguinte forma: “Nós nos afastamos do formato tradicional. Pareceu-nos pertinente e apropriado falar sobre a Parashat desta semana, que é a Parashat Lej Lejha (Jornada para si mesmo)”, ele introduziu, referindo-se ao que as escrituras religiosas dizem sobre a jornada de Abraão e sua esposa Sara para a terra de Israel.

Em seguida, acrescentou: “É interessante o que diz, as forças do céu estão lhe enviando sinais, Gerardo, porque fala sobre o início das viagens de Abraão ao redor do mundo, divulgando as mensagens do criador.

“Deus lhe diz que ele terá muita influência sobre as nações do mundo, dando-lhe a importante responsabilidade de levar as mensagens da Torá, da vida e da liberdade para o mundo inteiro. Ele até mesmo interagirá com outras nações: Abraão nesta Parashat”, continuou o presidente, fazendo uma analogia com as tarefas que o novo ministro das Relações Exteriores da Argentina terá de realizar.

Nesta segunda-feira, no programa de televisão apresentado por sua namorada, Amalia Yuyito González, Milei confirmou que Mondino foi demitida por ter votado contra o embargo cubano na ONU, seguindo a tradição argentina.
“Ela foi sumariamente demitida por um erro inadmissível”, disse Milei, que enfatizou que as relações da Argentina estão alinhadas com os Estados Unidos e Israel.


Durante a cerimônia de posse, os membros do gabinete nacional estavam presentes, juntamente com os membros da comitiva do empresário, que até agora atuava como embaixador da Argentina nos Estados Unidos.

Após a cerimônia, Werthein tomou posse para dar continuidade a uma agenda que já havia tido as primeiras notícias: em uma de suas primeiras medidas, o novo ministro das Relações Exteriores pediu a demissão de secretários e subsecretários da pasta e antecipou que fecharia embaixadas.

Werthein foi presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA) entre 2009 e 2021, e também é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 2020, ele entrou para o Conselho Executivo do COI. Ele foi nomeado embaixador nos Estados Unidos por Milei em maio de 2024, substituindo Jorge Argüello.

Sua família é proprietária do Werthein Group, que investe em tecnologia de mídia, informação, entretenimento, seguros, saúde, agronegócio, alimentos e bebidas, desenvolvimento imobiliário e tecnologia. A holding tem negócios no mercado de tecnologia no Brasil, por meio da empresa OVERLABS.

 

 

 

 

WordPress Appliance - Powered and hosted by PopSolutions Digital Cooperative