Por Fabián Quintá
REDE ARGENTINA, 23 out. – A fintech argentina Polynomium apresentou o MegaPix, uma plataforma tecnológica criada para facilitar as transações financeiras entre a Argentina e o Brasil, para turistas, negócios e empresas em geral.
Integrada com a tecnologia PIX, apoiada pelo Banco Central do Brasil, a plataforma garante pagamentos rápidos e seguros, eliminando as tradicionais barreiras cambiais. Isso permite que pessoas físicas, PMEs e grandes empresas argentinas expandam sua visão de negócios, independentemente de seu setor, enquanto os brasileiros podem fazer transações imediatas sem complicações e aplicativos extras.
Christian Iñiguez, CEO da Polynomium, explicou à REDE ARGENTINA que a plataforma MegaPix “não apenas minimiza a necessidade de manusear dinheiro e lidar com várias formas de câmbio, o que melhora e beneficia o comércio, o consumo e o turismo. Ela também incentiva a liberdade de explorar a Argentina, facilitando as operações comerciais e promovendo o crescimento em todo o país.
Iñiguez (foto), um argentino que vive no Brasil há mais de uma década, explicou que a plataforma resolve “o número infinito de necessidades que os brasileiros podem ter na Argentina, desde visitar atrações turísticas até abastecer os transportes de carga que percorrem o país”,
O Megapix oferece duas opções de pagamento: pessoalmente ou remotamente via QR ou links de pagamento. Os pagamentos em reais são instantâneos e são transferidos de suas contas bancárias ou carteiras virtuais. Internamente, é realizada uma conversão para USDT (criptomoeda equivalente ao valor do dólar americano), permitindo que o comerciante em sua conta Megapix mantenha seu dinheiro em uma moeda estável, protegendo-o da flutuação do peso argentino.
Além disso, eles podem optar por converter imediatamente seus fundos na moeda de sua escolha (pesos AR ou mantê-los em criptografia), escolhendo quando e onde retirar seus lucros com facilidade e em etapas simples.
A gerente de produtos da MegaPix, Antonella Gonzalez, explicou que a plataforma “inclui um painel que permite gerenciar, controlar as vendas, administrar várias ‘lojas’ e ‘usuários’, oferecendo funções e permissões”.
“Buscamos facilitar a expansão para novos mercados, consolidando a Megapix como uma ponte financeira entre a Argentina e o Brasil”, disse.
OS NÚMEROS DA ARGENTINA E DO BRASIL
Turismo e férias
Em 2024, a Argentina recebeu 4,05 milhões de turistas não residentes, dos quais 21,4% (o equivalente a 866.000 turistas) vieram do Brasil. Os destinos escolhidos pelos brasileiros incluem a Patagônia, como Bariloche, Villa La Angostura e San Martí de los Andes, bem como a cidade de Buenos Aires, Ushuaia, Mendoza e Misiones.
Conectividade e meios de transporte
48,3% dos turistas entram na Argentina por via terrestre, 40% por via aérea e 11,8% por via fluvial ou marítima. A conectividade aérea foi impulsionada com voos diretos do Brasil para Buenos Aires, Bariloche e Mendoza, favorecendo o turismo entre os dois países.
Migração e residência
A comunidade brasileira na Argentina cresceu significativamente, chegando a 80.000 residentes em 2024. Desses, 12.746 estão aptos a votar, o que representa um aumento significativo desde 2022, quando 49.943 brasileiros estavam registrados.
Estudos universitários
Mais de 20.000 estudantes brasileiros escolherão a Argentina para seus estudos acadêmicos em 2024, com ênfase especial na Faculdade de Medicina da UBA. Esse crescimento foi considerável nos últimos oito anos, consolidando a Argentina como um destino educacional atraente.
Comércio e negócios
As relações comerciais entre as duas nações continuam a se fortalecer, com o Brasil permanecendo como o principal parceiro comercial, respondendo por 70% das exportações industriais. As exportações aumentaram 2,5% em agosto de 2024 em comparação com agosto de 2023, totalizando US$ 1168 milhões.