REDE ARGENTINA, 7 out – A Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, reconhecida como uma das mais relevantes da trilogia – junto com Veneza e São Paulo -, começará nesta quarta-feira e promete contar com os expositores mais renomados e que ditam tendências na atividade.
A mostra será realizada no Faena Art Center, em Puerto Madero, e contará com conferências internacionais, workshops e uma exposição central que combinará sustentabilidade, meio ambiente e novas tecnologias aplicadas à arquitetura.
Dessa forma, os expositores buscam oferecer “uma perspectiva interessada nos desafios e oportunidades da dimensão urbana e humana das cidades”, enfatizaram os organizadores.
Para esta edição, estão previstas exposições ao ar livre e intervenções artísticas: Um novo horizonte, desenhos históricos de Puerto Madero; Redescubra a cidade, uma homenagem a Diana Cabeza; e Ducto, uma intervenção da Cátedra Walter Gropius (DAAD), FADU-UBA.
Entre outras atividades, o evento de encerramento do dia inaugural será o “Concerto Campo de Visões” de Michael Gordon, às 20h45, na Puente de la Mujer, no bairro de Puerto Madero, com mais de 39 artistas no palco.
A exposição, que ficará em cartaz até domingo, 13 de outubro, terá entrada franca.
A Bienal Internacional renovará a aposta com um projeto inovador de exposição para apresentar os destaques da cena arquitetônica contemporânea local e internacional e exibir uma gama de propostas em vários meios através de estúdios convidados e projetos selecionados por chamada aberta.
Da mesma forma, e com o objetivo de ampliar a oferta de seu programa, nesta edição, a Bienal se articulará com instituições culturais como a Fundación Proa, AAMNBA, Centro Cultural Borges e Arthaus para apresentar exposições internacionais e gerar uma plataforma de produção e reflexão contemporânea baseada em propostas interdisciplinares, encontros em diferentes cenários, passeios urbanos e diálogos entre arquitetura, arte e design.
O evento é organizado pela Asociación Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires, CAYC e 90_20.