REDE ARGENTINA , 2 out –O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, líder da oposição ao presidente Javier Milei, reuniu-se no México com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos coincidiram na posse da mandatária mexicana, Claudia Sheinbaum.
“Tivemos uma reunião com Lula antes da posse de Claudia Sheinbaum. Vemos com tristeza e preocupação que, enquanto o Brasil e o México compartilham uma visão de integração regional, nosso país está indo na direção oposta”, diz a mensagem compartilhada por Kicillof em sua conta no X, acompanhada de uma imagem do abraço que ele deu em Lula em solo mexicano.
«A agenda para a província de Buenos Aires e para a Argentina é de enorme importância”, disse Kicillof no México, enquanto Milei enviou apenas o embaixador na capital mexicana.
O governador de Buenos Aires, peronista, ressaltou que junto com Lula está tentando abordar questões tão complexas quanto a integração latino-americana, «porque sofremos uma deserção absoluta do governo nacional”, disse o governo da província em um comunicado.
Antes da posse do novo presidente mexicano, Kicillof teve uma nova reunião com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o ministro do governo de Buenos Aires, Carlos Bianco, também estavam presentes.
Com essa visita, Kicillof dá continuidade à sua estratégia de ocupar os espaços políticos no exterior que o presidente Javier Milei, que apenas enviou a embaixadora María Gabriela Quinteros à cerimônia como representante do executivo nacional..
O governador de Buenos Aires viajou para o 4º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico Local para a América Latina e o Caribe, no Uruguai, no final de agosto, em outra tentativa de se colocar como contraparte de Milei na região.
Naquela ocasião, Kicillof se manifestou contra a política externa do presidente liberal e afirmou que o governo nacional “abandonou” a integração com os países latino-americanos.