REDE ARGENTINA, 23 set — O presidente Javier Milei se reuniu hoje com o CEO da Tesla y X, Elon Musk, em Nova York, para onde ele viajou para participar amanhã da Cúpula da ONU.
Milei deu um sinal de apoio a Musk, proprietário do X (antigo Twitter), a rede social americana que está suspensa no Brasil desde 30 de agosto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que o puniu por não cumprir as determinações brasileiras e as normas soberanas.
Milei criticou o Brasil por ter suspendido o X no início de setembro.
A reunião, transmitida pelas redes sociais, também contou com a presença do Ministro da Economia, Luis Caputo, e da Secretária Geral da Presidência, Karina Milei.
Foi o terceiro encontro de Milei com Musk desde que o presidente argentino assumiu o cargo.
“Grande reunião com Elon Musk: falaram sobre o processo de desregulamentação que está sendo realizado, todos os detalhes do RIGI, as implicações da Lei de Bases e o caminho que a Argentina está tomando em seu retorno à normalidade”, disse o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, nas redes sociais.
O Rigi é o novo programa de investimentos em energia e mineração lançado pela Milei para tentar atrair investimentos estrangeiros.
Na foto da reunião, os quatro posaram com os polegares para cima, e Musk usava um chapéu com a insígnia “Make America Great Again”, o slogan do candidato presidencial republicano Donald Trump.
Milei falou aos investidores após a abertura das negociações na Bolsa de Valores de Nova York e disse que “não está disposto a sacrificar o déficit fiscal”.
O presidente de extrema-direita da Argentina viu sua popularidade ser atingida nas pesquisas recentes devido ao seu veto ao aumento da pensão, que foi comemorado com um churrasco na residência presidencial de Olivos, em Olivos, Buenos Aires, com 87 deputados.