REDE ARGENTINA, 4 set — Boca Juniors e River Plate se enfrentarão no 21 de setembro no mítico estádio La Bombonera, em Buenos Aires, em jogo correspondente à 15ª rodada da Liga de Futebol Profissional (LPF) da Argentina. Sera a partida 263 da histórica rivalidade entre os dois clubes, uma das mais importantes do mundo, na qual não só estará em jogo a chance de se aproximar do topo do torneio, mas também de marcar pontos para a classificação para a Copa Libertadores da América 2025.
Os organizadores da Liga de Futebol Profissional marcaram a data para sábado, 21 de setembro, às 16 horas, no estádio La Bombonera.
Será o primeiro superclássico desde o retorno de Marcelo Gallardo como técnico do River, que deve enfrentar a partida no meio das oitavas de final da atual edição da Libertadores contra o Colo Colo do Chile, marcada para os dias 17 e 24 de setembro.
Por outro lado, o Xeneize terá uma sequência de jogos que marcará seu destino para o resto do ano, pois neste sábado enfrentará o Talleres, às 20h, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, pelas oitavas de final da Copa Argentina.
E antes de enfrentar o El Millonario, eles precisam se preparar para outro clássico contra o Racing na 14ª rodada. A partida contra a equipe de Avellaneda será realizada no sábado, 14 de setembro, às 17h30, como visitante. No dia anterior, a equipe de Marcelo Gallardo receberá o Atlético Tucumán no estádio Monumental, às 21h00.
Com metade do campeonato ainda a ser disputado, o Superclássico pode ser uma oportunidade para ambas as equipes se relançarem na corrida pelo título. Atualmente, o Boca Juniors é o oitavo colocado com 21 pontos e o River Plate é o 11º com 18 pontos. Ambos continuam muito atrás do líder Vélez (27), que está no ritmo de ser o artilheiro e uma das equipes com menos derrotas.
Eles também não devem se descuidar na tabela acumulada porque ainda não se classificaram para a Copa Libertadores 2025.
O Boca não tem mais margem de erro, pois a eliminação prematura contra o Cruzeiro nas oitavas de final da Sul-Americana tirou a chance de classificação para a principal competição de clubes da América do Sul. Embora ainda esteja vivo na Copa Argentina, o time precisa somar pontos na competição anual, já que atualmente ocupa a última posição no saldo de gols, à frente do Godoy Cruz.
A importância do confronto também pode gerar uma reviravolta nessa tabela, pois o River está apenas um ponto atrás do Boca Juniors na luta por uma vaga na Libertadores, mas também pode conseguir a vaga se for coroado campeão da atual edição da competição continental.
A última vez que Boca e River se enfrentaram foi em 21 de abril deste ano, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, quando o time de Diego Martínez eliminou a equipe de Martin Demichelis por 3 a 2, com dois gols do uruguaio Miguel Merentiel e um do compatriota Edinson Cavani, nas quartas de final da Copa da Liga Profissional de 2024.