REDE ARGENTINA, 19 ago — A tradicional Descida das Tochas ao Cerro Catedral dará início à 53ª edição do Festival Nacional de Neve na noite de quinta-feira, 22 de agosto, e a cidade de San Carlos de Bariloche, na província de Río Negro, preparou uma grande festa.
As atividades abertas ao público no centro da cidade, oficialmente programadas para os dias 23, 24 e 25 de agosto, buscarão recuperar diferentes atividades emblemáticas que caracterizaram Bariloche como uma cidade de montanhas e neve, de acordo com o Departamento de Turismo local.
A Descida será realizada este ano por 200 instrutores de esqui que serão divididos em dois grupos, 100 descerão a pista Condor 1 e o outro a Condor 2.
Essa atividade, que ocorre no âmbito do Festival Nacional de Neve 2024, é organizada pela AADIDESS (Associação Argentina de Instrutores de Esqui, Snowboard e Esqui de Resgate), mas está sujeita às condições climáticas.
Um clássico retorna: a eleição da rainha da neve
Sem dúvida, um dos momentos mais esperados durante o Festival será a eleição da Rainha da Neve. O concurso, que aconteceu pela última vez em 2018, retorna para coroar a nova embaixadora da cidade. As autoridades locais afirmam que a nova rainha desempenhará um papel estratégico, não apenas na representação do destino, mas também na articulação de seu papel nos esforços para promovê-lo.
Concursos, uma tradição que destaca a cidade
Entre as atividades que retornam para a edição deste ano estão o concurso de machados, a corrida de mozos e o emblemático concurso de pulôveres, com o apoio de uma empresa de lã local e a participação de tricoteiros da comunidade.
A corrida de mozos é uma das competições mais aguardadas. A competição reúne participantes não apenas de Bariloche, mas também de outras regiões da Argentina e de países vizinhos. Esse evento colorido e chamativo não apenas testa a velocidade e a habilidade dos garçons em um circuito urbano desafiador, mas também celebra a hospitalidade e o serviço que caracterizam o setor gastronômico da cidade.
O concurso de pulôveres é outra das atividades representativas da Fiesta Nacional de la Nieve, destacando o artesanato local de tricô de lã. Os tricoteiros de Bariloche e das cidades vizinhas mostrarão suas criações em diferentes categorias e serão avaliados por sua originalidade, técnica e design.
Enquanto isso, o programa será completado com atividades como uma demonstração de habilidades de barman e degustação de bebidas não alcoólicas, um concurso de panificação tradicional, uma exposição de fotos antigas e esculturas de madeira e gelo, entre muitas outras.
“Estamos trabalhando arduamente para que os habitantes locais possam voltar a desfrutar de seu festival, destacando o trabalho dos pioneiros que, com seus esforços, forjaram o que San Carlos de Bariloche é hoje”, disse Sergio Herrero, secretário municipal de turismo, que destacou o esforço para recuperar as atividades tradicionais que deram ao destino sua identidade durante anos.
O funcionário também disse que “também queremos que o festival seja uma oportunidade para os turistas que nos visitam aprenderem mais sobre a história e a cultura de nossa cidade”.
Para ver a programação completa, acesse www.fiestanacionaldelanieve.ar