REDE ARGENTINA, 27 jun — A produção no megacampo de petróleo de Vaca Muerta, na província patagônica de Neuquén, foi fundamental para o crescimento de 8,8% na produção de petróleo bruto em maio, em comparação com o mesmo mês de 2023, informou o Ministério da Energia da Argentina.
A produção interanual de gás também aumentou 11,4%.
«A produção continua a aumentar: além do crescimento ano a ano, foram registrados números positivos em maio em comparação com os meses anteriores», disse o secretário de Energia, Eduardo Rodríguez Chirillo.
O governo também informou que foram produzidos 692.900 barris de petróleo por dia, um aumento de 0,2% em relação a abril.
Enquanto isso, 150,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia (Mm³/dia) foram produzidos, representando um aumento de 8,4% em relação a abril de 2024.
Neuquén registrou um novo recorde na produção de petróleo em maio, atingindo 394.010 barris por dia, o maior volume já registrado na história da produção de hidrocarbonetos na província. Ao mesmo tempo, a produção de gás foi de 105,59 milhões de metros cúbicos por dia.
De acordo com a imprensa local, relatórios privados indicam que a extração de petróleo não convencional representa 93,6% da produção total de Neuquén, enquanto 88,15% da produção de gás é da mesma origem. Isso é explicado pelo boom do xisto em Vaca Muerta.