REDE ARGENTINA, 31 mai –O chamado dólar blue (paralelo) teve em maio seu maior aumento de valor desde que o governo do presidente Javier Milei desvalorizou o peso argentino em mais de 50% em dezembro passado.
De acordo com vários meios de comunicação especializados, o dólar informal ou ilegal subiu 17,8% em maio, o segundo maior salto desde que Milei assumiu o cargo.
Nesta sexta-feira, a moeda americana foi cotada a 1.195 pesos para compra e 1.225 para venda, de acordo com um relatório do jornal Ambito Financiero.
Como resultado, a diferença em relação à taxa de câmbio oficial ficou em 36,8%, depois de atingir 45% na quinta-feira da semana passada, seu nível mais alto desde o final de janeiro.
Milei visitou novamente os Estados Unidos para se reunir com os bilionários do Vale do Silício e aproveitou a oportunidade para dar uma palestra na Universidade de Stanford, na Califórnia.
O presidente encerrou sua visita aos EUA na quinta-feira com uma reunião com Mark Zuckerberg, CEO da Meta (foto), para encerrar uma viagem que, longe de ter objetivos diplomáticos, concentrou-se em tecnologia, inteligência artificial e busca de investimentos.