REDE ARGENTINA, 9 mai – A estação de esqui Cerro Bayo, pérola de Villa La Angostura, na província de Neuquén, já tem um metro de neve em suas pistas, por isso anunciou a abertura das pistas em 8 de junho para pedestres e 22 de junho para esquiadores.
“Estamos felizes com a queda de neve. A verdade é que é muita neve que caiu nestes dias e a expectativa que desperta nas pessoas a ansiedade de esquiar, de organizar as férias», disse o gerente da empresa que explora o Cerro Bayo, Santiago Maza, em declarações à imprensa.
Após as fortes nevascas que caíram na Patagônia no final de abril e início de maio, as estações de esqui de Neuquén estão trabalhando para a temporada de inverno de 2024. Em particular, em Villa La Angostura, as expectativas aumentaram considerando a grande quantidade de neve que Cerro Bayo e as áreas vizinhas já tiveram.
Maza explicou que: “Por um lado, estamos terminando o trabalho de pré-temporada e tanta neve, caída prematuramente, complica um pouco a preparação dos centros de esqui, mas
também somos gratos por ter uma grande base de neve no topo do Cerro que permanecerá durante a temporada de inverno”.
Ele disse que aproximadamente 35 centímetros de neve se acumularam na base do centro de esqui Cerro Bayo, “mais de um metro no meio e ainda mais no topo”.
De qualquer forma, Maza foi cauteloso, pois esclareceu que “ainda é muito cedo para determinar se a neve na parte inferior é suficiente para o início da temporada”. “Na parte superior, acho que ela deixará uma base para o resto do inverno”, disse ele.
Maza reconheceu que a queda de neve foi uma surpresa, pois quase nunca neva com tanta intensidade “tão cedo. É atípico tanta quantidade e, com o frio, ela se mantém”.
Ele também informou que o objetivo é abrir o Cerro Bayo para pedestres no sábado, 8 de junho. Enquanto isso, no fim de semana prolongado de 15 de junho, eles abrirão apenas as pistas para iniciantes de esqui e snowboard, enquanto planejam iniciar a temporada para esquiadores em 22 de junho.
“De acordo com as condições climáticas e de neve no momento, comunicaremos quais áreas serão habilitadas para esqui e snowboard”, disse Maza.