REDE ARGENTINA, 28 abr — Aos 32 anos, Gleybson Andrade é uma celebridade, mas não parece uma à primeira vista. Ele é o sommelier mais seguido da América Latina nas redes sociais e os garçons do restaurante argentino Corrientes 348, em São Paulo, sabem disso. Andrade, conhecido como O Cara dos Vinhos, é mesmo «O Cara».

Mais de 700.000 seguidores acompanham, ouvem e fazem parte da grande comunidade desse sommelier brasileiro que foi um dos participantes da degustação de oito vinhos durante a celebração do Malbec Day, organizada na Corrientes 348, no bairro Vila Olímpia, em São Paulo, pela Wines of Argentina (Wofa).

«Não gosto de ser chamado de influenciador, sou um criador de conteúdo», diz ele em entrevista à Rede Argentina, enquanto degusta um Escorihuela Gascón Malbec.

Curador da carta de vinhos recomendada pela gigante americana do comércio eletrônico Amazon, Andrade fala muito bem do Malbec, o carro-chefe da vitivinicultura argentina no exterior, embora, é claro, também fale dos torrontés e de todas as vinícolas que visitou em suas viagens à Argentina.

«O vinho argentino é, em geral, muito bem aceito pelo público no Brasil. As características do Malbec argentino são muito apreciadas pelo público brasileiro. Algumas vinícolas usam muita madeira, uma característica específica que é uma exigência do povo brasileiro na hora de tomar decisões. O povo brasileiro gosta que os Malbecs usem madeira, mas também gostamos das uvas «criollas» argentinas, cabernet franc, torrontés.

Assim como o Brasil conquista a identidade nacional no exterior por meio do samba, do ritmo e do Carnaval, o Malbec é uma espécie de identidade para a Argentina. Isso é algo que Andrade enfatiza.

«A Argentina é muito mais do que o Malbec: é como o nosso samba, a nossa alegria, o nosso carnaval. O Brasil é obviamente mais do que isso e o vinho argentino também é mais do que o Malbec, mas ele se tornou icônico», explica.

Andrade, sendo O Cara, obviamente conhece quase todas as vinícolas da Argentina, mas se lembra da Los Dragones, em San Juan, como uma experiência que o marcou muito. «Pretendo voltar», avisa.

Em São Paulo, em uma versão menor do que, por exemplo, Nova York, os supermercados são verdadeiras lojas de vinho com gôndolas onde as bandeiras dos países produtores de vinho disputam os melhores lugares.

«Quando chegamos ao supermercado, o vinho argentino e sua bandeira estão sempre em destaque. E a maior parte do público brasileiro está procurando um Malbec», analisa o dono de @o.cara.dosvinhos 

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