REDE ARGENTINA, 24 abr – «O Malbec é a nossa bandeira», afirma a sommelier Mariana Torta, embaixadora da Wines of Argentina (WofA) para o Brasil e América Latina, durante apresentação para críticos, especialistas, influenciadores e jornalistas na cidade de São Paulo.
A celebração do Dia do Malbec, em 17 de abril, tornou-se o «Mês do Malbec» no Brasil para a WofA, organização que reúne cerca de 250 empresas vinícolas argentinas que se unem para promover o vinho argentino em todo o mundo.
O ponto alto das comemorações, diante de mais de 20 especialistas brasileiros, ocorreu durante um almoço no restaurante Corrientes 348, onde foi degustada uma série de Malbecs de diferentes vinícolas e varietais. A uva emblemática da Argentina em todas as suas formas para o mercado brasileiro.
A apresentação foi a seguinte: Trivento White Malbec Reserve, Susana Balbo Signatura Malbec rosé, Escorihuela Gascón Organic Vineyard Malbec, Proyecto Las Compuertas, Ruca Malén Capítulo II, Proyecto Hermanas de Lagarde, Malbec-Cabernet Franc, Luigi Bosca de Sangre Malbec DOC, Don Nicanor Malbec e Gran Dante Malbec 2018.
«Estou orgulhosa desta celebração porque sinto que a Argentina fez uma conquista muito importante com este emblema do Malbec que não é visto em nenhum outro lugar do mundo. O Malbec é uma bandeira facilmente reconhecível que não é vista em outros mercados», comentou a embaixadora da WofA no Brasil em entrevista à Rede Argentina.
Para ela, a indústria do vinho na Argentina é sinônimo de progresso e atitude, além de qualidade. «A indústria do vinho é algo muito importante para a Argentina. É uma indústria que cresceu em todos os momentos econômicos. O consumo de vinho diminuiu no mundo e, por isso, o fato de a Argentina poder continuar crescendo apesar de tudo e crescer no Brasil é muito importante», disse Torta.
Ela mostrou a identidade nacional que o Malbec gera ao lembrar que o produtor musical Bizarrap, um dos ícones argentinos da cena musical global, exibiu uma bandeira defendendo o Malbec durante o festival de maior prestígio do mundo, o Coachella, na Califórnia.
«É muito empolgante o fato de o vinho argentino ir além do comercial. A Bizarrap levantou a bandeira do Malbec como levantaria uma bandeira do Messi. Isso transcende qualquer campanha de marketing porque mostra a paixão e a força que a Argentina tem. O Malbec, em particular, nos dá identidade», disse o sommelier, que tem 22 anos de experiência nos mercados europeu, argentino e agora brasileiro.
Para Torta (foto), a relação entre o vinho argentino e os brasileiros ainda tem muito espaço para crescer, apesar de o Malbec, acima de tudo, ser uma marca de identificação de «Los Hermanos» para os brasileiros.
«Estou muito entusiasmado com o trabalho com o vinho argentino no Brasil. Há muito o que fazer, os brasileiros são muito positivos e querem aprender, eles amam a Argentina. Eu me sinto muito bem-vindo e é um grande desafio ser o embaixador da WOFA. A ideia é comunicar e compartilhar», disse a sommelier.