REDE ARGENTINA, 6 mar — O governo brasileiro concedeu nesta quarta-feira (6) o acordo como embaixador da Argentina em Brasília ao diplomata de carreira e ex-vice-chanceler Guillermo Daniel Raimondi, em substituição a Daniel Scioli, que assumiu o cargo de secretário de Turismo, Esportes e Meio Ambiente no governo de Javier Milei.
Raimondi estava encarregado da embaixada argentina na OEA desde dezembro, por ordem do presidente Milei.
«O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Guillermo Daniel Raimondi como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Argentina no Brasil», diz nota do Palácio do Itamaraty.
Raimondi foi nomeado pela ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, como embaixador em Brasília, a capital do principal parceiro comercial da Argentina.
O diplomata de carreira havia sido vice-ministro das Relações Exteriores durante o governo de Mauricio Macri (2015-2019) e estava trabalhando, nomeado pelo presidente Javier Milei, como embaixador na Organização dos Estados Americanos.
«A nomeação de um vice-ministro das Relações Exteriores de carreira é um sinal da importância que a Argentina atribui ao cargo em Brasília, nada menos», disse uma fonte diplomática à Rede Argentina.
Guillermo Daniel Raimondi, nascido em 1959, é bem conhecido na diplomacia argentina. Sua carreira começou com cargos importantes na embaixada argentina no Chile entre 1988 e 1994, seguidos de uma posição-chave na diretoria geral da Embaixada da Argentina no Chile.
Raimondi ocupou um cargo importante na direção geral do Mercosul de 1994 a 2002.
Raimondi também atuou como diretor do Mercosul no Ministério de Relações Exteriores e Culto entre 2002 e 2006. Depois, em 2010, Raimondi foi nomeado Encarregado de Negócios da Argentina no Uruguai.
Entre 2011 e 2012, ele ocupou um cargo semelhante na representação argentina no
Mercosul e na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) em Montevidéu.
Em 2013, ele foi reconhecido por sua capacidade de lidar com questões regionais complexas quando assumiu o cargo de Diretor de Assuntos Regionais.
Com relação ao seu tempo como embaixador, em abril de 2016, Raimondi alcançou o posto de embaixador e foi nomeado subsecretário de Integração Econômica Americana e Mercosul no Ministério de Relações Exteriores e Culto.
Em junho de 2017, Raimondi assumiu o cargo de Secretário de Relações Exteriores da Nação, atuando como vice-ministro. Durante esse período, ele desempenhou um papel importante na formulação e implementação da política externa da Argentina, até fevereiro de 2019.
Antes do final de seu mandato presidencial, Mauricio Macri nomeou Raimondi como representante permanente da Argentina na OEA em fevereiro de 2019.
Raimondi foi nomeado representante permanente da Argentina na OEA em outubro de 2019, cargo que ocupou brevemente até janeiro de 2020.