REDE ARGENTINA, 29 fev – Argentina colocará em circulação novas cédulas de 10.000 e 20.000 pesos a partir de junho, em uma medida que visa a facilitar as transações em dinheiro e os depósitos bancários, anunciou o Banco Central da Argentina (BCRA).
O BCRA informou que «a fim de economizar custos e reduzir o tempo de produção, a diretoria decidiu usar os desenhos existentes pertencentes à família ‘Heroínas e Heróis da Pátria'» para as novas notas.
A nota de 10.000 pesos será predominantemente verde e terá na frente uma ilustração do criador da bandeira argentina, Manuel Belgrano, junto com María Remedios del Valle, heroína das Guerras de Independência; no verso, o motivo principal será uma recriação artística da cena do Juramento da Bandeira em 27 de fevereiro de 1812, em frente ao rio Paraná, no que hoje é a província de Santa Fé (centro).
A cédula de 20.000, por sua vez, será predominantemente vermelha e apresentará a imagem de Juan Bautista Alberdi, redator da Constituição de 1853 e uma das pessoas mais admiradas pelo Presidente Javier Milei. A ilustração central no verso será uma recriação do local de nascimento do advogado, diplomata, economista, escritor, filósofo, jornalista e político.
Espera-se que o Banco Central coloque as novas cédulas em circulação em junho de 2024. «A emissão dessas denominações facilitará as transações entre os usuários, tornará a logística do sistema financeiro mais eficiente e reduzirá significativamente os custos de aquisição de cédulas prontas», disse a autoridade monetária.
As novas notas manterão o tamanho das cédulas em circulação e serão impressas em papel de algodão, com suas proteções tradicionais, como a marca d’água e o fio de segurança.
Além disso, serão usados sistemas especiais de impressão para incorporar recursos de segurança que serão destinados principalmente ao público em geral, mas que também permitirão o reconhecimento por máquinas.