REDE ARGENTINA, 12 jan — O Banco Central da Argentina (BCRA) anunciou que colocará em circulação cédulas de 10.000 e 20.000 pesos.
«A emissão dessas denominações facilitará as transações entre os usuários, tornará a logística do sistema financeiro mais eficiente e reduzirá significativamente os custos de aquisição de cédulas prontas», disse o banco.
A diretoria do BCRA disse que, «a fim de economizar custos e reduzir o tempo de produção», «os desenhos existentes pertencentes à família ‘Heroínas e Heróis da Pátria’ serão usados nas novas cédulas.
Cédula de 10.000 pesos: terá as imagens de Manuel Belgrano e María Remedios del Valle, heroína da Guerra da Independência, no anverso. A imagem do herói é um retrato atribuído ao artista francês François Casimir Carbonnier, enquanto a da heroína é da obra «La Capitana», da artista argentina Gisela Banzer. O motivo principal no verso é a recriação artística da cena do Juramento da Bandeira em 27 de fevereiro de 1812.
Cédula de 20.000: apresentará o rosto de Juan Bautista Alberdi, inspirador da Constituição Nacional de 1853, cujo retrato estará no anverso. A ilustração central no verso será uma recriação do local de nascimento do advogado, diplomata, economista, escritor, filósofo, jornalista e político.
«As novas denominações manterão o tamanho das cédulas em circulação e serão impressas em papel de algodão, com as proteções tradicionais, como a marca d’água e o fio de segurança. Ao mesmo tempo, sistemas especiais de impressão incorporarão recursos de segurança que serão destinados principalmente ao público em geral, mas também permitirão o reconhecimento por máquinas», disse o BC argentino. A autoridade monetária espera que as novas cédulas comecem a circular em junho.
A inflação em dezembro de 2023 foi de 25,5%, quase o dobro da registrada no mês anterior, quando novembro apresentou um aumento de preços de 12,8%. Argentina fechou o ano passado com um aumento de 211,4%, o maior valor anual desde 1990.