REDE ARGENTINA, 5 jan —  A companhia aérea Gol e as ‘low cost’ JetSmart, Flybondi e Paranair ampliarão sua oferta de conectividade para novos destinos, no âmbito da política de «céus abertos» promovida pelo governo argentino, incorporada no decreto geral assinado há uma semana pelo presidente Javier Milei (La Libertad Avanza, LLA), com o objetivo de «alcançar maior concorrência no mercado» e promover «um amplo leque de voos com preços acessíveis para os passageiros».

A Flybondi planeja expandir sua oferta de conectividade para o Brasil; a Paranair oferecerá voos de Assunção, Paraguai, para Córdoba; a JetSmart estabelecerá uma conexão entre Buenos Aires e Concepción, no Chile; enquanto a Gol pretende ligar Buenos Aires a Bogotá em abril.

Flybondi

«A Flybondi já começou a conectar Mar del Plata com a cidade de Buenos Aires com o voo inaugural com uma ocupação de 90% de seus assentos e representando a primeira companhia aérea de baixo custo a voar para esse destino», disse o governo em um comunicado publicado na rede social X. Com frequências às segundas, quartas, sextas e domingos, os voos partirão do Aeroparque Jorge Newbery, na cidade de Buenos Aires. Além disso, a empresa planeja expandir a conectividade entre a Argentina e o Brasil no curto prazo.

Em março, a JetSmart conectará Buenos Aires a Concepción, no sul do Chile, sem passar por Santiago. «Esta rota aérea se soma aos dois serviços que a empresa opera entre o Chile e a Argentina, ligando, neste caso, a cidade de Santiago a Buenos Aires e Mendoza», detalha a informação oficial.

Por sua vez, a companhia aérea paraguaia Paranair anunciou uma nova rota internacional ligando Assunção à cidade de Córdoba a partir de 6 de março, com três voos semanais às quartas, sextas e domingos. Finalmente, a partir de 1º de abril, a empresa brasileira GOL adicionará uma nova rota internacional com voos diretos entre Ezeiza e a cidade colombiana de Bogotá.

Em dezembro passado, o «decretaço» do Milei revogou a Lei 19.030, que estabelecia que as companhias aéreas nacionais deveriam se encarregar dos voos domésticos, reservando pelo menos 50% dessas operações para a Aerolíneas Argentinas e proibindo a presença de duas empresas operando na mesma rota (a menos que houvesse exceções).

Além disso, o decreto modifica decretos e leis, «a fim de melhorar radicalmente a competitividade no setor» e introduz importantes mudanças no Código Aeronáutico.

De fato, a companhia aérea de bandeira estatal está incluída no anexo da lista de empresas «sujeitas à privatização» que acompanha o projeto de «Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos», como o presidente Milei chamou o projeto de lei geral apresentado no Congresso na semana passada.

«Com a política de céus abertos promovida pelo Ministério da Infraestrutura, cada vez mais companhias aéreas estão planejando operar novas rotas no país, com preços acessíveis e incentivando a concorrência», diz o comunicado publicado na quinta-feira.

As novas rotas aéreas das empresas são as seguintes:

Flybondi: Buenos Aires (Aeroparque) – Mar del Plata. A partir de 1º de janeiro. Voos às segundas, quartas, sextas e domingos. 
JetSmart: Buenos Aires – Concepción. A partir de março.
Paranair: Córdoba – Assunção. A partir de 6 de março, com frequências às quartas, sextas e domingos.
GOL: Buenos Aires (Ezeiza) – Bogotá. A partir de 1º de abril.

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