REDE ARGENTINA, 26 dez — O governo do presidente Javier Milei nomeou o ex-Varig e ex-Azul Fabián Lombardo como presidente da estatal Aerolíneas Argentinas, uma empresa que o chefe de Estado planeja privatizar.
Um comunicado da Aerolíneas Argentinas informou que o conselho de administração da empresa decidiu «nomear Fabián Lombardo como presidente, que também ocupará o cargo de gerente geral da companhia aérea. Dessa forma, ele assume o cargo deixado por Pablo Ceriani».
Fabián Lombardo tem uma extensa carreira no setor aéreo, tendo iniciado sua carreira profissional na Varig, onde ocupou vários cargos executivos responsáveis pela gestão de preços, gestão de receitas e rotas para a América do Sul, Itália e Oriente Médio, Alemanha e Europa Oriental e Chile, entre outros. Em todos esses casos, ele desempenhou suas funções com base nos países mencionados acima.
Em 2009, após ter atuado como diretor de vendas externas da Gol Linhas Aéreas, ingressou em nossa Companhia como gerente de vendas internacionais e, desde 2013, ocupa o cargo de gerente da área comercial.
Também foi representante para Argentina, Paraguai e Uruguai da Tap Air Portugal e da Azul Linhas Aéreas, tornando-se Gerente Geral para a América do Sul nesta última.
A partir de 2019, ele liderou o atual Departamento Comercial, de Planejamento e Gerenciamento de Rotas da Aerolíneas.
Não se sabe se a nomeação tem a ver com os planos de privatização da companhia aérea de bandeira da Argentina. Durante a campanha, Milei disse que sua intenção era entregar a administração da maior companhia aérea do país aos trabalhadores, a fim de evitar o uso de fundos públicos para manter a empresa.
A Aerolíneas Argentinas planeja fechar seu balanço de 2023 com um lucro de u$s 32 milhões e tendo executado 0% do orçamento alocado. Dessa forma, a empresa alcançará o equilíbrio financeiro pela primeira vez desde 2008, quando o Estado Nacional retomou o controle da companhia aérea.