REDE ARGENTINA, 1 jan.- A cidade de Salta, no norte da Argentina, foi escolhida entre as 20 cidades mais bonitas do mundo pela beleza de sua arquitetura que remonta a 1582, quando foi fundada no auge da expansão colonial espanhola.
Salta, capital da província de mesmo nome, foi a única cidade da Argentina a se destacar em um ranking internacional baseado nas avaliações de milhares de viajantes. Atrás de Quito e do Rio de Janeiro, ficou em terceiro lugar na América do Sul e em 19º no mundo para os amantes da arquitetura, de acordo com o ranking internacional elaborado pelo site britânico Buildworld.
A lista global foi elaborada levando em conta as opiniões de milhares de turistas sobre os diferentes monumentos e edifícios emblemáticos de cada lugar do mundo, de acordo com as avaliações publicadas no Tripadvisor.
De acordo com a lista, 72,7% das atrações de Salta foram classificadas com pelo menos 4,5 estrelas (sobre um máximo de cinco) pelos viajantes em seus comentários no Tripadvisor, o que a torna a cidade argentina com a maior densidade de edifícios excepcionais.
A arquitetura da cidade de Salta representa sua rica história desde suas origens em 1582, com edifícios emblemáticos como a Catedral Basílica Mayor, a Basílica de San Francisco, o Hotel Salta, o Palácio Usandivaras, o Convento San Bernardo, o Cabildo Histórico, o Mercado Artesanal e o museu Explora Salta, entre outros.
Durante a época do Vice-Reinado do Rio da Prata, que hoje é a Argentina, a cidade de Salta foi um importante ponto de passagem entre Buenos Aires e o Alto Peru, resultando em uma rica mistura de influências culturais europeias que ainda podem ser vistas hoje em seus edifícios históricos, igrejas, mercados e até mesmo no design de cafés e hotéis.
As ruas de paralelepípedos de seu centro histórico levam o visitante de volta àquela época, onde a arquitetura colonial encontra as tradições dos povos andinos.
Também é possível ver as colinas ao redor, que proporcionam uma cor única, e é uma cidade rica em hotéis de primeira classe e uma gastronomia muito apreciada.
Além disso, a cidade é uma base para as muitas excursões que a província oferece, como o Tran de las Nubes, o canyoning ou a visita à Rota do Vinho das Alturas.