REDE ARGENTINA 1 NOV – Para aqueles que estão viajando por Buenos Aires, a «16ª edição do BA Jazz», o festival que se tornou um clássico na agenda cultural da cidade, será realizada de quinta-feira, 2 de novembro, a domingo, 5.
Durante esses quatro dias, tanto os fãs quanto os aficionados das diferentes variantes do jazz poderão desfrutar de tudo o que esse maravilhoso universo musical tem a oferecer, por meio de shows, masterclasses, clínicas e palestras. Este ano, haverá uma presença marcante de artistas sul-americanos, além das visitas habituais de artistas europeus.
O duo do trompetista Fabrizio Bosso e do pianista Julián Mazzariello (Itália), o duo de voz e piano Vanessa Moreno & Salomão Soares (Brasil), Antonio Guerra Trio (Brasil), o pianista Felipe Riveros (Chile), a flautista e cantora María Toro Cuarteto (Espanha), pianista Moises Sanchez (Espanha), o saxofonista Iman Spaargaren e o trompetista Gerard Kleijn (Holanda), o «Ensamble Palito Miranda» (Paraguai), liderado pelo baterista Victor Morel, e o grupo «Ecuador Contemporáneo» (Equador).
O programa local apresentará uma grande variedade de propostas, resultantes principalmente das duas convocações lançadas em julho: ‘Nuevos Discos’ (Novos Discos) e ‘Nueva Generación’ (Nova Geração).
A seleção dessas chamadas ocorrerá no line-up do festival com a apresentação de cinco álbuns lançados entre agosto de 2022 e julho de 2023 e cinco projetos formados por jovens músicos da cena local.
Além disso, como todos os anos, haverá «El Aula», um espaço de formação e intercâmbio dentro do festival, que contará com masterclasses, clínicas e palestras de renomados músicos nacionais e internacionais.
Por outro lado, haverá uma temporada de filmes relacionados ao jazz, que serão exibidos no Museo del Cine e no Cultural San Martín.
Os organizadores recomendam reservar seus ingressos 48 horas antes de cada apresentação, e confira o programa completo neste link.