REDE ARGENTINA 31 OUT – Boca Juniors Club recomendou aos seus torcedores que viajarão para assistir à final da Copa Libertadores contra o Fluminense no Rio de Janeiro que se abstenham de «cantos e gestos racistas», considerados um «crime grave» pela justiça brasileira.
Em nota com orientações de bom comportamento, o clube advertiu sobre o risco de uma sanção «de até cinco anos de prisão, sem possibilidade de libertação» para os torcedores que ofenderem o povo brasileiro com insultos raciais, comportamento que causou problemas durante esta edição da Libertadores. A advertência faz sentido, considerando que não há sanções contra cantos racistas ou xenófobos nos estádios argentinos.
Além disso, o Boca advertiu que «o consumo de entorpecentes é severamente punido no Brasil», algo que também acontece nas arquibancadas argentinas, especialmente fumar maconha, e que não é sancionado pela polícia.
O clube argentino também aconselhou a utilização «somente de ingressos obtidos por meio de canais oficiais» e a «viajar com cobertura de seguro abrangente, que ofereça assistência jurídica», em caso de problemas.
A Conmebol reservou 20.000 ingressos gerais para o clube argentino a 39.000 pesos, que foram esgotados no último sábado em menos de duas horas. A imprensa argentina estima que pelo menos 50 mil torcedores «xeneizes» viajarão ao Rio de Janeiro para acompanhar de perto a equipe, na mesma cidade que sediará a final em que o Boca tentará conquistar sua sétima Libertadores.
Os torcedores do Boca compraram ingressos de categoria 3 para o popular Sul do mítico estádio. Os ingressos de categoria 1 e 2 foram comprados por torcedores de ambos os times, sem reserva prévia. Os controles de segurança nas proximidades do estádio serão realizados por quatro postos. O objetivo será impedir a infiltração de torcedores no estádio. A entrada será feita por meio de um QR dinâmico, que será atualizado a cada 15 minutos para impedir o acesso com ingressos falsos.
O Boca viajará para o Brasil na quarta-feira, 1º de novembro, e ficará hospedado no hotel Hilton Barra. Além disso, na quinta e na sexta-feira, o time treinará nas instalações do Vasco da Gama, clube que não estará presente em suas instalações nessa semana devido a uma viagem programada para o Brasileirão.