Mais de 400 líderes do setor de aviação, incluindo 40 presidentes de companhias aéreas, se reunirão a partir de hoje em Cancun, no México, para a décima nona ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2023, que acontece até terça-feira, 24 de outubro.
O ALTA AGM & Airline Leaders Forum, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), é o principal encontro da região para líderes da aviação executiva.
O fórum oferece um ambiente para que CEOs de companhias aéreas, aeroportos, grandes fornecedores, representantes do governo, mídia e palestrantes de alto nível se encontrem e discutam como enfrentar os desafios atuais do setor e se preparar para o futuro do transporte aéreo, de acordo com os organizadores.
A agenda a ser desenvolvida a partir de amanhã inclui uma ampla gama de tópicos, como o estado da indústria, regulamentações eficientes para o desenvolvimento do setor na região, sustentabilidade e oportunidades de conectividade na América Latina e no Caribe para o benefício dos usuários.
Esse debate, que se estende por dois dias, inclui um painel sobre o futuro da carga aérea na América Latina, bem como uma atualização sobre infraestrutura, investimentos e medidas necessárias para que a aviação atinja seu grande potencial.
«O ALTA AGM & Airline Leaders Forum é um evento bem estabelecido e importante para a aviação na região. É uma oportunidade para os líderes do setor se reunirem e definirem a direção para o futuro do setor», disse José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da ALTA.
Ele acrescentou que «o trabalho colaborativo é a máxima para garantir que a região continue avançando em termos de regulamentações mais eficientes que gerarão benefícios diretos para os usuários e a população por meio da geração de milhões de empregos e oportunidades» para o meio ambiente, o avanço tecnológico e tantas outras questões importantes.
«Este ano, temos participantes de 40 países diferentes e 210 organizações», disse Botelho.
O tema central da ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2023 gira em torno da regulamentação inteligente e do desenvolvimento para a inclusão.
«Na ALTA, entendemos a inclusão como o núcleo de nossa missão: a aviação é um meio de transporte que resulta em inclusão social, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao transporte mais seguro e eficiente possível, possibilitando o desenvolvimento de empregos e oportunidades, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos bens de que precisam (inclusive durante a pandemia, quando a aviação foi o único meio capaz de entregar vacinas e suprimentos essenciais), permitindo que pessoas de qualquer cultura, gênero e preferência se juntem às nossas equipes e muito mais», disse Botelho.
Ele acrescentou que «as necessidades e preferências dos usuários do transporte aéreo estão mudando cada vez mais rápido. A dinâmica do mercado e a macroeconomia estão mudando, portanto a região precisa de uma regulamentação inteligente para manter o setor viável e permitir o crescimento. No fórum, discutiremos como o setor está pronto para crescer e incluir mais usuários na região, mas também o trabalho necessário para atingir esse objetivo».
Um novo recurso da ALTA AGM & Airline Leaders Forum será a cerimônia de entrega do prêmio Jornalismo de Altura para quatro jornalistas que desenvolveram material informativo de alto nível sobre o setor aéreo, escolhidos por um júri de especialistas do setor e de comunicações.