REDE ARGENTINA, 26 sep – Cerca de 200 empresas vinícolas argentinas participarão da ProWine São Paulo 2023, uma feira de vinhos e destilados considerada uma das mais importantes do setor na América Latina, que será realizada de 3 a 5 de outubro na capital paulista.
Argentina será representada por 196 empresas na feira e será o segundo país em termos de número de expositores, depois de Portugal.
Entre elas, participarão 40 vinícolas agrupadas sob a marca guarda-chuva do Vinho Argentino, o dobro do ano passado, patrocinadas pela Wines of Argentina (WofA), entidade responsável pela promoção do Vinho Argentino nos mercados mundiais, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto.
Outras 24 estarão acompanhadas pelo Conselho Federal de Investimentos (CFI); e os demais estarão presentes de forma independente com seus próprios estandes.
O Brasil é o segundo maior mercado de exportação de vinhos de Argentina, , com um volume de 38,1 milhões de litros, equivalente a US$ 119,4 bilhões para o período de janeiro a agosto de 2023, na categoria de vinhos engarrafados.
«Hoje, o foco da WofA e de toda a indústria no Brasil é inegável, não apenas por ser o segundo maior mercado para nós, mas também por sua proximidade e pela grande oportunidade de crescimento que representa para o vinho argentino», disse Alejandro Vigil, presidente da WofA.
Com o objetivo de aprofundar as relações comerciais com o comércio internacional, nesta edição a WofA dobrou seu espaço na feira, com um estande de 162 m2 distribuídos em duas ilhas.
«Este ano estamos dobrando nossa participação na feira, que é uma enorme janela de exposição, mas não é a única; continuaremos a complementá-la com atividades educacionais para aprofundar o conhecimento da Argentina; adicionar campanhas digitais para alcançar mais consumidores e apostar em missões reversas», completou Vigil, em nota.
Além disso, Mariana Torta foi nomeada Gerente de Área para Brasil & Latam, que terá um espaço institucional onde oferecerá degustações temáticas a sommeliers e representantes comerciais.
Das vinícolas registradas na WofA, 70% são pequenos e médios produtores de vinho, um número que reforça o trabalho que a organização vem realizando com foco em vinícolas e projetos de menor escala.
Desde 1993, a Wines of Argentina vem promovendo a imagem da marca e do país dos vinhos argentinos no mundo. Também desempenha seu papel na orientação da estratégia de exportação da Argentina, estudando e analisando as mudanças nos principais mercados: Estados Unidos e Canadá, Reino Unido e Europa, Ásia e América Latina.
A organização tem como objetivo colaborar para a consolidação da Argentina entre os principais países exportadores de vinho e contribuir para o sucesso global da indústria vinícola nacional por meio da construção da marca «Vino Argentino», elevando a percepção positiva do comércio, dos formadores de opinião e do público consumidor.