(Rede Argentina, por Alejandro San Martín)  15 SET – A cidade de Buenos Aires está entre as cinco preferidas pelos turistas brasileiros para passar as férias no exterior, em um ranking que também inclui Orlando, Punta Cana, Chile e Portugal.

A informação foi revelada pelo vice-presidente de Produtos da CVC Corp, Fabio Mader, durante palestra organizada pela Imaginadora Marketing, que atua no mercado brasileiro há 15 anos e tem escritórios em outras cidades da América Latina com o objetivo de ajudar a promover os destinos do continente no Brasil.

A criadora da Imaginadora, Ana Donato, destacou durante o encontro que o segmento A1 «representa cerca de três milhões de pessoas, que querem viajar e o fazem», enquanto o segmento médio «é onde está o grande volume de vendas, representando 66 milhões de pessoas que podem viajar e estão ansiosas para consumir».

Esses números, juntamente com o estudo realizado todos os anos pela FGV sobre quais são as capitais mais ricas do Brasil – este ano encabeçada por Florianópolis – são um indicador superlativo para que as operadoras de turismo argentinas saibam como e onde direcionar suas ações promocionais para atrair esse enorme mercado.

Já Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur, garantiu que «este é um momento único para vender produtos turísticos no Brasil, para mostrar as maravilhas de cada país latino-americano aos brasileiros».

Ela também destacou a boa sintonia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seus pares argentinos e chilenos, entre outros da região, «o que leva a uma maior cooperação e a uma melhora nas relações diplomáticas, e que, para o nosso setor, o setor de turismo, facilita ações para eliminar barreiras que facilitam não só a conectividade aérea, mas também ações muito específicas que podem tratar de documentos de viagem, facilidade de acesso e muitas outras».

A Embratur», continuou ele, «voltou este ano com uma equipe técnica especializada em inovação, que tem como objetivo a cooperação imediata com as organizações latino-americanas de turismo, com as empresas do setor, e atuar com objetivos muito específicos, como promover a América Latina na Ásia e na Europa, porque os turistas desses lugares não vêm apenas para um país».

De acordo com um estudo apresentado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), o mercado brasileiro é o quinto maior mercado de viagens do mundo.

«Quarenta e nove por cento dos entrevistados colocam viajar para o exterior em quinto lugar em seus sonhos, e a escolha de países latino-americanos (como a Argentina) se deve à taxa de câmbio – o dólar e o euro são muito altos para os turistas brasileiros – e às facilidades de visto», disse Pires, ao confirmar que este ano «7 milhões de brasileiros viajaram para o exterior».

Mader, por sua vez, disse que os brasileiros são um dos povos que passam mais tempo conectados à internet, por isso recomendou aproveitar essa circunstância, pois «eles compram suas viagens em sites de destinos, em companhias aéreas, em pacotes vendidos pela CVC. E muitos no Whats App, e também vão à loja física».

Nesse sentido, Pires acrescentou que «quem quiser atrair o mercado brasileiro tem que usar esses dois sistemas. Ainda há desconhecimento sobre tudo o que a América Latina tem a oferecer em termos de destinos, e é um momento excepcional para isso com a recuperação do mercado doméstico» e deu como exemplo «o desejo dos brasileiros de viajar para a Patagônia na Argentina para fazer turismo de natureza».

Para aumentar esse interesse, Fabio Godinho, CEO do Grupo CVC Corp do Brasil, adquirente de empresas de viagens e turismo como Almundo, Avantrip, Biblos e Ola, da Argentina, e o próprio Mader, que participou da Almundo Sales Sumit, visitaram a Argentina em agosto passado.

Na ocasião, Godinho disse à Rede Argentina que «estamos aqui a longo prazo, simples assim, e temos uma estratégia de projeção assim como temos no Brasil, respeitando o DNA das marcas, e para isso a primeira coisa que fazemos é formar a equipe, que na Argentina está praticamente pronta».

O CEO garantiu que o foco será em diferentes segmentos, «e que tudo o que toca o atendimento ao cliente, nossa franquia, nossos passageiros ou agências de viagens, é separado por marcas».

«Os clientes acreditam em nossa assistência: ao passageiro, em consultoria ou férias, e sabem que terão a melhor experiência possível. Estamos há 51 anos em nosso grupo fazendo isso», disse ele.

Nosso alvo», continuou ele, «é o turista. Somos uma empresa de turismo, não uma empresa de tecnologia, embora usemos a melhor tecnologia disponível. Os turistas estão evoluindo e estão pedindo um tipo diferente de tratamento, um tipo diferente de acompanhamento. Os hábitos do turista mudaram nos últimos anos e nossas empresas também estão atendendo a eles dessa forma. Acompanhamos os hábitos do turista para oferecer o melhor», disse ele.

Esse processo ocorre de forma digital e física e, segundo o CEO, «no Brasil já estamos fazendo isso 100%», com 35 milhões de clientes cadastrados. «Quarenta por cento das vendas em nossas lojas físicas já estão nesse novo modelo digital, que atende nossos clientes pelo WhatsApp, mas do outro lado há um ser humano, que é o que importa, não uma máquina».

O CEO confirmou que no próximo ano o grupo vai gerar 20 milhões de reais, «então não faz sentido não compartilhar acordos entre os dois países», e nesse caso ele se referiu às negociações que ocorrem com hotéis e companhias aéreas.

A CVC Corp é o maior grupo de viagens da América Latina, composto por 12 marcas (oito no Brasil e quatro na Argentina), atendendo aos segmentos de viagens de férias e lazer, corporativas e de educação (intercâmbio cultural no exterior).

Na Argentina, para o cliente final, com a Almundo (empresa omnichannel que oferece viagens por meio de plataforma digital, telefone, chat e lojas), Avantrip (agência on-line) e Biblos (foco em turismo de luxo e experiências personalizadas); e o atacadista Ola (que distribui por meio de agências de varejo).

No Brasil, a CVC (líder no segmento de viagens de férias e lazer); Submarino Viagens (vendas de viagens on-line); RexturAdvance e Esferatur (no segmento B2B, com viagens corporativas); Trend (atacadista de viagens corporativas e de lazer distribuídas por meio de agências independentes); Experimento Intercâmbio Cultural (especializada em cursos no exterior e intercâmbio cultural) e Visual Turismo (viagens de lazer, ecoturismo, resorts e hospedagens charmosas e elegantes), além da VHC (Vacations Homes).

O portfólio inclui mais de mil destinos nacionais e internacionais, combinando passagens aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro viagem e outros serviços complementares de viagem a preços acessíveis e condições de pagamento flexíveis.

Os produtos da CVC Corp são distribuídos por meio de canais de vendas físicos e plataformas on-line, seguindo uma estratégia multicanal, que inclui uma ampla rede de lojas com mais de 1.400 unidades franqueadas.

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